Teste de avaliação – A Hegemonia e declínio da Influência Europeia (1)
1 – Explica em que medida se pode falar em “Supremacia Europeia” no início do século XX.
2 – Lê os documentos:
Documento 1 | Documento 2 |
A colonização é a força expansiva de um povo, é o seu poder de reprodução, é a sua dilatação e a sua multiplicação através dos espaços; é a submissão do Universo ou de uma grande parte; à sua língua, aos seus costumes, às suas ideias e às suas leis. Um povo que coloniza é um povo que lança as bases da sua grandeza e supremacia no futuro. (…) O povo que mais coloniza é o primeiro povo; se o não é hoje, será amanhã. | As nações superiores não têm direitos sobre as nações ditas inferiores. Não apliquemos a violência justificando-a de modo hipócrita em nome da civilização. (…) A conquista que fazeis é o abuso da força que vos é dada pela ciência sobre outras civilizações menos desenvolvidas para se apoderar do Homem, torturá-lo e tirar-lhe toda a força em proveito dos supostos civilizadores. |
Paul Leroy-Beaulieu, De la Colonisation Chez les Peuples Modernes, 1874 | Discurso de Georges Clémenceau na Câmara de Deputados, Paris, 1885 |
2.1 – Define, a partir do documento 1, o conceito de colonialismo.
2.2 – Refere se o autor do documento 2 concorda com o autor do documento 1. Justifica a tua resposta.
2.3 – Completa o sentido da frase com o conceito em falta:
“Dado a sua superioridade económica, técnica e militar a Europa lançou-se à conquista de territórios noutros continentes. A este movimento expansionista que simultaneamente pode implicar o controlo político dá-se o nome de ___________________________.
3 – Observa os documentos.
Assinala com um V as afirmações verdadeiras e com um F as afirmações falsas, segundo o conteúdo dos documentos. Justifica as afirmações que consideraste falsas.
_____ África foi o continente menos disputado pelas potências coloniais americanas, dada a sua riqueza natural.
_____ A conferência de Berlim (1890 – 1895) foi realizada com o objetivo de regular a corrida às áreas de influência e resultou numa autêntica partilha de África.
_____ A conferência de Berlim significou o triunfo de Inglaterra em África.
_____ Segundo o conteúdo do documento 4, Portugal foi um dos países mais beneficiados pelas decisões tomadas.
_____ As reivindicações portuguesas colidiram com os interesses ingleses.
_____ O Governo português resistiu ao Ultimato Inglês.
4– Lê, atentamente, o documento 5.
Documento 5 |
“Deste modo, entre 1880 e 1914, a Alemanha deu o salto económico mais prodigioso da História. Seguindo o exemplo dos ingleses e dos franceses, a Alemanha adotou a ideia de expansão para o ultramar, quer para se abastecer de matérias-primas, quer para ampliar os seus mercados. Mas o mundo inteiro, ou quase, estava já conquistado e dividido e a Alemanha dificilmente podia encontrar “um lugar ao Sol”. |
Marc Ferro, A Grande Guerra (1914-1918), História Universal, Vol. IX, Publicações Alfa, 1995 |
4.1 – A partir da informação do documento, justifica o interesse dos países europeus na posse de colónias.
5 – Observa os documentos:
5.1 – Indica, com base no documento 6, as principais potências coloniais do século XIX.
5.2 – Refere quais os novos países emergentes fora da Europa.
5.3 – Apresenta a discussão levantada por Portugal no documento 7.
5.4 – Enuncia a partir do documento 7, as consequências do choque de interesses portugueses e britânicos no continente africano.
6 – Observa o documento:
Documento 8 |
Fábrica de armamento Krubb na Alemanha |
6.1 – Identifica as alianças políticas / militares estabelecidas entre os países europeus antes da 1ª Guerra Mundial.
6.2 – Explica o conceito de “Paz Armada”.
6.3 – Relaciona o acontecimento histórico que se deu em Sarajevo no Verão de 1914, com o deflagrar da primeira grande guerra.
7. Observa atentamente os seguintes documentos:
Documento 9 | Documento 10 |
“Em Janeiro de 1919, os países vencedores da 1ª Guerra reuniram-se na conferência de paz, em Paris.”
História 9, Texto Editora, Pág.. 22
|
7.1 Identifica três alterações ocorridas no mapa político europeu.
7.2 Descreve a situação do império alemão após o tratado de Versalhes.
7.3 Indica as consequências sociais da primeira guerra.
8. Lê, atentamente o seguinte documento:
Documento 11 |
“O nosso primeiro progresso na montagem consistiu em levar o trabalho ao operário, em vez de levar .” operário ao trabalho. Hoje, todas as nossas operações se inspiram nestes dois princípios. Nenhum homem deve ter mais do que um passo a dar; sempre que possível nenhum homem deve ter que se baixar. Henry Ford, My life and work, 1922 (adaptado) |
8.1 Descreve a importância do Fordismo.
8.2 Identifica três aspetos da economia americana dos anos vinte.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment