Select menu item

Teste de avaliação – A Hegemonia e declínio da Influência Europeia (3)

1. Observa o mapa e responde às seguintes questões.

Hegemonia e declínio da influência europeia

1.1 Qual era a principal potência imperialista no início do século XX?

1.2 Qual foi o continente mais colonizado?

1.3 Qual era a origem das principais potências colonizadoras?

 

2. Seleciona a opção correta.

Qual o significado da frase: “A política colonial é filha da política industrial.” (Jules Ferry – político francês, 1890)?

____O rápido crescimento do capitalismo industrial e financeiro fez com que os países mais industrializados procurassem alargar os seus territórios coloniais e o domínio sobre eles.

____ Enfraquecimento da dominação económica e política da Europa face aos territórios coloniais.

____ Recuo do imperialismo europeu, sobretudo após a independência dos EUA.

 

3. Completa a(s) frase(s)sobre a Conferência de Berlim com as opções corretas.

1895efetivaFrança“do Cairo ao Cabo”
1985históricaInglaterra“do Atlântico ao Índico”

Na Conferência de Berlim, realizada em _________________, estabeleceu-se o princípio da ocupação _________________ e tomaram-se resoluções sobre a exploração económica dos territórios coloniais. A _________________ saiu beneficiada e lançou-se no projeto _________________.

 

4. Seleciona a opção correta.

Qual é a expressão que se relaciona com o conceito “Colonialismo”?

a) ____ Liberdade.

b) ____ Domínio.

c) ____ Respeito.

 

5. Completa a(s) frase(s) com as opções corretas.

culturalcolonizadosreligiãoinferior
financeiraaliadosmoedasuperior

Os povos colonizadores exerciam também uma dominação _________________  junto dos povos _________________, na medida em que impunham a sua língua, _________________ e modelos culturais. Era comum a crença de que a civilização europeia era _________________ às restantes.

 

6. Seleciona a opção correta.

O que estava representado no Mapa Cor-de-Rosa?

As regiões entre Angola e Moçambique, ocupadas por Portugal, com fundamentos históricos.

As regiões pretendidas por Portugal em África.

As regiões asiáticas ocupadas pelas potências europeias.

As regiões africanas pertencentes à Bélgica.

As regiões do Cabo ao Cairo, ocupadas por Inglaterra, para formar um império.

 

7. Lê o documento com atenção e responde à seguinte questão.

“O que o Governo de Sua Majestade Britânica deseja e em que insiste é no seguinte: Que se enviem ao governador de Moçambique instruções telegráficas imediatas para que todas e quaisquer forças militares portuguesas atualmente no Chire (…) se retirem. (…) O embaixador britânico, Mr. Petre, ver-se-á obrigado a deixar imediatamente Lisboa se uma resposta satisfatória à presente intimidação não for por ele recebida esta tarde e o navio de Sua Majestade Enchantress está em Vigo esperando as suas ordens.”

Ultimato inglês, 11 de janeiro de 1890.

7.1 Com base no documento, explica as exigências feitas pela Inglaterra a Portugal.

 

8. Seleciona a opção que completa corretamente a frase.

Entre os impérios europeus, nos inícios do século XX, havia o sentimento dominante de…

a) _____

b) _____

c) _____ indiferença.

 

9. Seleciona a opção correta.

No início do século XX vivia-se na Europa um clima de paz armada. Quais as razões que contribuíram para este clima de tensão?

a) _____ Recuo das rivalidades nos territórios coloniais.

b) _____ Existência de antagonismos políticos.

c) _____ A formação de alianças políticas e militares e a corrida aos armamentos.

 

10. Completa a(s) frase(s) com as opções corretas.

alemãoFrançamercadosconquista
espanholItáliaexércitosmatérias-primas

O crescimento económico _________________ fez com que a competição com a Inglaterra e a _________________ aumentasse, tornando-as suas rivais. Os objetivos desta competição eram a posse dos melhores _________________, que lhes permitissem obter as _________________necessárias à indústria e escoar os seus produtos.

 

11. Classifica em verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmações sobre a eclosão da 1.ª Guerra Mundial.

a) _____ O conflito começou em 1914 e terminou em 1918.

b) _____ As rivalidades políticas e económicas dos países europeus resultaram do seu imperialismo.

c) _____ A Península Itálica era um foco de tensão nacionalista nos inícios do século XX.

d) _____ O assassinato do rei sérvio deu origem à 1.ª Guerra Mundial.

 

12. Classifica em verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmações sobre algumas das razões que desencadearam a 1.ª Guerra Mundial.

a) _____ Atentado ao herdeiro do Império Austro-Húngaro.

b) _____ Conferência de Berlim.

c) _____ Ultimato inglês.

d) _____ Domingo Sangrento.

e) _____ Alianças políticas e militares.

 

13. Completa a(s) frase(s) sobre a 1.ª Guerra Mundial com as opções corretas.

rápidamovimentosorientaltrincheiras
demoradalibertaçãoocidentalataques

Inicialmente, pensava-se que a guerra seria _________________. Mas as estratégias militares falharam e a guerra de _________________ deu lugar, na frente _________________, à guerra de_________________.

 

14. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II.

Estabelece a correspondência correta entre os países e a respetiva aliança militar.

Coluna I Coluna II
1 – Rússia

2 – Império Austro-Húngaro

3 – Império Alemão

4 – Reino Unido

5 – Itália

6 – França

 

A – Tríplice Entente

 

B – Tríplice Aliança

 

 15. Observa a imagem e responde à seguinte questão.

Caracteriza a fase da 1.ª Guerra Mundial a que a imagem se refere.

Hegemonia e declínio da influência europeia

 

16. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II.

Estabelece a correspondência correta entre as frentes europeias onde ocorreram os principais conflitos militares da 1.ª Guerra Mundial e a respetiva localização geográfica.

Coluna I Coluna II
1 – Frente ocidental

2 – Frente leste

3 – Frente balcânica

A – Do mar Báltico ao mar Negro.

B – Do mar do Norte à fronteira norte da Suíça, e desta ao mar Adriático.

C- Do mar Báltico à Turquia.

 

17. Classifica em verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmações sobre a entrada dos EUA na 1.ª Guerra Mundial.

a) _____ Os EUA entraram na guerra porque ambicionavam territórios europeus.

b) _____ A entrada dos EUA na guerra deve-se aos constantes ataques alemães à sua marinha mercante.

c) _____ As relações comerciais dos EUA com a Europa influenciaram a sua entrada no conflito.

d) _____ Os EUA entraram na guerra em consequência das ofensivas aliadas na frente ocidental.

 

18. Coloca os elementos pela ordem cronológica correta.

_____ Derrota dos alemães em Paris.

_____ Retirada da Rússia do conflito.

_____ Entrada de Portugal na guerra.

_____ Assinatura do armistício.

_____ Declaração de guerra dos EUA à Alemanha.

 

19. Observa o gráfico e a imagem e responde à seguinte questão.

Hegemonia e declínio da influência europeia

A partir dos documentos, refere os custos humanos e materiais da 1.ª Guerra Mundial.

 

20. Observa a imagem e a tabela e responde à seguinte questão.

A partir dos documentos, descreve sucintamente a participação de Portugal na 1.ª Guerra Mundial.

Hegemonia e declínio da influência europeia

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!