Teste de avaliação – Alimentação (2)

1.O ser humano, como outros seres vivos, não pode passar sem alimentos.

1.1.Das frases que se seguem, assinala com um X a que justifica a afirmação anterior.

          ___ Os alimentos podem conter laranjas.

___ Os alimentos são importantes pois todos têm gorduras.

___ Os alimentos fornecem ao organismo nutrientes indispensáveis à vida.

___ Todos os alimentos possuem os mesmos nutrientes na mesma quantidade.

 

1.2.Da lista que se segue, indica exemplos de:

        Maçã                    Cenoura                         Proteínas                         Fibras                                        Bife de peru                    Glícidos                     Vitamina C

 1.2.1.dois alimentos.  

           1.2.2.dois nutrientes.  

1.3. A alimentação equilibrada fornece a cada organismo os nutrientes necessários. As necessidades do organismo variam de pessoa para pessoa. Um dos fatores que influencia as necessidades alimentares de um indivíduo é o sexo do indivíduo.

Indica outros dois fatores que também influenciam as necessidades do organismo. 

 

2.A tabela que se segue indica o valor nutritivo de alguns alimentos na nossa alimentação.

Alimentação

2.1. Qual o alimento da tabela que tem maior quantidade de cálcio?

2.2. O José tem excesso de peso e pode vir a sofrer de diabetes. Indica alimentos da tabela que ele deve evitar comer em excesso. 

 

3.” Os portugueses são dos povos que mais sofrem de problemas intestinais… A falta de fibras faz sofrer os intestinos…”

Explica a função das fibras no funcionamento dos intestinos. 

 

4.A Joana tem 12 anos e não quer comer peixe nem beber leite ou iogurtes. Está pouco desenvolvida, tem os ossos fracos e tortos e tem os dentes estragados.

Seleciona, assinalando com um X, a doença que a Joana apresenta.

____ Raquitismo.   ____ Anemia.        ____ Obesidade.

 

5. Para escolhermos os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária, devemos basear-nos na roda dos alimentos.

Alimentação

5.1. O que representa a letra H? (Assinala com um X a opção correta)

____ Produtos hortícolas.

____ cereais e seus derivados, tubérculos

____ Lacticínios.

____ Água.

____ Frutas.

5.2.Entre as frases que se seguem, assinala com X as que se referem a princípios da Roda dos Alimentos.

____ Todos os alimentos devem ser consumidos em igual quantidade.

____ Comer alimentos diferentes dentro de cada sector.

____ Beber refrigerantes em frequência.

____ Consumir em grande quantidade os alimentos representados pela letra G.

____ Comer alimentos de todos os sectores.

5.3. A ementa da Ana ao almoço de ontem foi:

Ementa:

  • Coca-Cola
  • Bife grelhado e arroz com feijão vermelho.
  • Bolo de chocolate.

Faz as modificações (retirando, acrescentando ou substituindo) necessárias para transformar esta ementa noutra saudável.

Ementa:

  • _________________________________
  • _________________________________
  • _________________________________

 

6. Na figura que se segue está representado o rótulo de um alimento.

Alimentação

A partir dos dados do rótulo, indica

          6.1. Um nutriente energético. _____________________________________________

          6.2. Um nutriente com função plástica. ____________________________________

          6.3. Dois minerais. ________________________________________________________

          6.4. Duas vitaminas. ______________________________________________________

          6.5. O aromatizante. ______________________________________________________

          6.6. O prazo de validade. _________________________________________________

          6.7. O processo de conservação. _________________________________________

 

7. Selecciona, de entre os procedimentos, aquele que é incorreto na escolha e preparação dos alimentos. (Assinala com X)

____ Aproveitar a água de cozer os alimentos, não a deitando fora, para evitar a perda de alguns nutrientes que nela se dissolvem.

____ Lavar as mãos antes de preparar os alimentos.

____ Evitar consumir alimentos com sal em excesso.

____ Preferir alimentos frescos a outros que têm muitos aditivos.

____ Fazer o sumo de laranja algumas horas antes de o beber para não guardar tudo para a “última hora”.

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.