Teste de avaliação – As Rochas solo e os seres vivos (3)

 1. Observa, atentamente, as figuras seguintes ode estão representados dois monumentos construidos com rochas diferentes.

As Rochas solo e os seres vivos

As Rochas solo e os seres vivos

A – Torre de Belém – Lisboa

B – Torre dos Clérigos – Porto

  1.1.No quadro seguinte estão indicadas as propriedades das rochas utilizadas no monumentos acima.

Rocha ARocha B
·       Maciça

·       Cor clara

·       Faz efervescências com os ácidos

·       Bafejada não cheira a barro

·       Sem cristais visiveis a olho nu

·       Maciça

·       Cinzenta-clara

·       Não faz efervescências com os ácidos

·       Bafejada não cheira a barro

·       Com cristais visiveis a olho nu

1.2 Regista duas propriedades que permitem distinguir a rocha A da B.

1.3  Com a ajuda da seguinte chave dicotómica identifica as rochas A e B.

Chave dicotómica para identificação de Rochas

Rochas e atividades humanas

Rocha A _______________________

Rocha B _______________________

1.4 Escreve nos espaços os números que seguinte na chave:

Rocha A ____ → ____ → ____ → ____

Rocha B ____ → ____ → ____ → ____

 

2. As Rochas quando expostas à chuva, ao vento , as diferenças de temperatura e a alguns seres vivos, vão-se alterando, chegando a desagregar-se em fragmentos de várias dimensões.

2.1 A que fenómeno se refere o texto anterior?

2.2 Indica o nome dos agentes erosivos referidos no texto.

 

 3. A figura seguinte ilustra as camadas que compõem um solo.

As Rochas solo e os seres vivos

3.1. Faz a legenda da figura.

1 – ______________________________

2 – ______________________________

3 – ______________________________

4 – ______________________________

5 – ______________________________

3.2. Completa corretamente o quadro seguinte:

HorizontesConstituição
Camada de cor clara com raros vestígios de húmus
Horizonte C 

 

Camada rica em húmus e onde se situa a maior parte das raízes das plantas
Horizonte 0 

 

3.3 Indica uma razão de o horizonte A ser escuro.

 

4. Lê, atentamente, o seguinte texto:

Um agricultor experiente observa uma amostra de solo e sabe dizer se é ou não um solo fértil e também quais as culturas mais adequadas.

Como sabes, os tipos de solos dependem da sua composição e nem todos são bons para a agricultura.

Há ainda outros fatores que tem influência na produtividade do solo, como, por exemplo, a existência de micróbios e a presença de ar entre as suas partículas.

No entanto, mesmo quando um solo não é muito produtivo, sempre há maneiras de o corrigir.

 

4.1 O que entendes por solo fértil?

4.2 De acordo com os seus constituintes quais os tipos de solos que existem?

4.3 Porque são importantes os animais e os micróbios que vivem no solo?

4.4 A lavra e a cava são técnicas que melhoram a produtividade do solo. Transcreve do texto uma expressão que mostre a utilidade destas técnicas.

4.5 Explica porque é necessário, por vezes, aplicar técnicas de correção dos solos. 

 

5. Os solos utilizados na agricultura têm características diferentes, conforme a região onde se localizam.

Assinala com um X as características de um solo franco.

___ Arejado           ___ Muito permeável          ___ Fácil de trabalhar

___ Argiloso           ___ Com argila e areia em idêntica proporção

 

6.Observa atentamente o seguinte gráfico onde estão representadas as áreas ardidas em Portugal ao longo dos anos.

As Rochas solo e os seres vivos

6.1 Em que ano a área ardida foi maior? 

6.2 Indica uma razão que posso justificar os valores em 1997. 

6.3 Refere dois prejuízos que podem resultar para os seres vivos dos ambientes que sofrem incêndios. 

6.4 Assinala, com um X, as afirmações que referem medidas de prevenção de incêndios:

___ Provocar queimadas.

___ Limpar as florestas.

___ Não fumar no ambiente florestal.

___ Usar alfaias agrícolas em dias muito quentes.

___ Fazer campanhas de sensibilização para proteção da floresta.

___ Diminuir a presença de vigilantes na floresta.

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.