Teste de avaliação – Diversidade dos animais (1)
1. Para obteres exemplos corretos relativamente às expressões que se seguem regista com uma cruz (X) no espaço conveniente.
1.1 Um animal com o corpo segmentado.
1.2 Um animal com o corpo dividido em cabeça, tronco e membros.
1.3 Um animal só com simetria bilateral.
1.4 Um animal com simetria radiada.
1.5 Um animal com corpo fusiforme.
2. Lê o texto com atenção e preenche os espaços em branco, usando as palavras chave.
Palavras Chave: revestimento; assimétricos; penas; ambiente; locomoção; temperatura; camuflagem; aerodinâmica; simetria radiada; fusiforme;
Vês como o meu corpo é constituído por duas partes semelhantes? O ser humano à semelhança de muitos animais, tem simetria bilateral, podendo traçar-se um plano que divide o corpo em duas partes aproximadamente iguais.
Existem outros que têm ______________________, como esta estrela-do-mar que tenho na mão. Outros são tão irregulares que não apresentam qualquer tipo de simetria, por isso dizem-se ___________________. Já reparaste que a forma do corpo dos animais está relacionada com o tipo de ___________________ em que vivem e com o seu modo de vida? Vê o corpo ___________________, ou seja, em forma de fuso, do peixe, perfeitamente adequado à deslocação em meio aquático.
E a forma ___________________ das aves? Facilita-lhes muito o seu tipo de ___________________.
O tipo de _____________________ dos animais está também relacionado com o seu modo de vida. Protege-os das condições ambientais, ajudando a regular a ___________________ corporal e serve também de ____________________ contra eventuais predadores. Pelos, ___________________, escamas ou pele nua são alguns dos revestimentos que podemos encontrar no mundo animal. Será que os animais de pele nua têm frio? Não me parece!
3. Estabelece correspondência entre os nomes dos animais e os respetivos revestimentos do corpo.
Cobra ● ● Pele com Escamas dérmicas
Caracol ● ● Pele com Escamas epidérmicas
Sardinha ● ● Concha Calcária Univalve
Mexilhão ● ● Pele Nua
Tartaruga ● ● Pele com Pelos
Homem ● ● Pele com Penas
Rã ● ● Concha Bivalve
Pardal ● ● Carapaça
4. Legenda a imagem que representa um corte da pele de um mamífero:
5. Observa os gráficos relativos ao crescimento de dois animais:
Diz qual dos gráficos, A ou B, pode representar o crescimento de um animal:
5.1. com mudas
5.2. sem mudas
5.3. Justifica a tua resposta:
5.4. Dá um exemplo de um animal que ao longo da sua vida:
5.4.1. sofra mudas
5.4.2. não sofra mudas
5.5. Explica a necessidade de certos animais sofrerem mudas?
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment