Teste de avaliação – Diversidade dos animais (3)

1. Observa os seguintes animais:

      Diversidade dos animais

 Dos animais acima representados, indica:

  • Um animal com simetria radiada: _____________________________________
  • Um animal com o corpo fusiforme: ____________________________________
  • Um animal com simetria bilateral: _____________________________________
  • Um animal com forma esférica: _______________________________________
  • Um animal com o corpo revestido por pelos: __________________________
  • Um animal com o corpo revestido por penas: _________________________
  • Um animal com o corpo revestido por quitina: _________________________
  • Um animal revestido por uma concha univalve: _______________________
  • Um animal revestido por uma concha bivalve: ________________________
  • Um animal ovíparo: ________________________________________________
  • Um animal vivíparo: _______________________________________________

 

2. Liga através de setas de forma a obteres afirmações corretas:

A rã tem de viver em sítios húmidos….

 

A gaivota mergulha sem molhar as penas…

 

Poucos animais conseguem comer a amêijoa…

 

O lagarto põe-se ao sol para manter o seu corpo quente…

 … porque o seu revestimento é impermeável à água.

 

… porque a sua pele, exposta ao ar, seca facilmente.

 

… porque o seu revestimento não mantêm constante a temperatura do corpo.

 

…porque o seu revestimento funciona como um escudo protetor.

 

3.Das afirmações que se seguem, assinala com V as verdadeiras e com F as falsas. De seguida corrige as falsas.

___ A – Os búzios possuem concha bivalve.

___ B – A quitina dos insetos protege-os contra a perda da água.

___ C – As penas são permeáveis ao ar.

___ D – Os pelos mantêm a temperatura do corpo constantes.

___ E – As penas protegem as aves da chuva.

___ F – As escamas da cobra não protegem o animal de choques.

 

4. Das características seguintes seleciona aquelas que deves associar a cada um dos animais.

AbelhaMinhocaRatoMelro
 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

A – É vertebrado

B – É invertebrado

C – É Revestido por penas

D  – Tem pele nua

E – É revestido por quitina

F – É uma ave

G – É revestido por cutícula

H – É revestido por pelos

I – Não possui membros

J – Pode deslocar-se no ar

K – É um mamífero

 

5. Observa atentamente as pegadas de alguns animais.

Diversidade dos animais

5.1 Indica, de acordo com as pegadas, se o animal se desloca em: marcha, salto ou corrida.

A – ______________________

B – ______________________

C – ______________________

D – ______________________

E – ______________________

5.2 Indica, para cada um dos esquemas, um animal que possa corresponder às pegadas representadas.

A – ______________________

B – ______________________

C – ______________________

D – ______________________

E – ______________________

 

6. Das afirmações que se seguem, assinala com V as verdadeiras e com F as falsas.

___ A – Os morcegos são os únicos mamíferos voadores.

___ B – A lula desloca-se por propulsão a jato.

___ C – O boi assenta no solo a última falange de um só dedo.

___ D – Não existem mamíferos aquáticos.

___ E – O avestruz é uma ave que voa.

 

7. Observa a figura seguinte onde está representada a dentição da toupeira (A) e do boi (B).

Diversidade dos animais

7.1 Faz a legenda da figura:

1 – ______________________                 2 – ______________________

3 – ______________________                 4 – ______________________

5 – ______________________                 6 – ______________________

7.2 Indica o regime alimentar:

A – da toupeira: _____________________

B – do boi: ___________________________

7.3 Assinala com um X.

AfirmaçõesVerdadeiroFalso
A – Todos os dentes da toupeira tem pontas aguçadas.  
B – A dentição da toupeira apresenta barra.  
C – Os molares do boi apresentam pontas aguçadas.  
D – Não existem dentes incisivos no maxilar superior do boi.  
E – A dentição do boi apresenta barra.  
F – Os incisivos do maxilar inferior do boi são desenvolvidos.  

 

8. Explica, por palavras tuas, o significado de dimorfismo sexual. Indica um animal que apresente dimorfismo sexual e um que não apresente.

 

9. Observa cada um dos animais representados na figura seguinte;

Diversidade dos animais

Dos animais representados indica:

  1. Os Ovíparos:
  2. Os vivíparos:

 

10. Completa a legenda do ovo da galinha:

Diversidade dos animais

1 – __________________________

2 – __________________________

3 – __________________________

4 – __________________________

5 – __________________________

6 – __________________________

 

 

11. Observa a seguinte imagem e lê atentamente o texto:

Diversidade dos animais

Todos os anos, no fim do Verão, as cegonhas deixam os seus ninhos e iniciam uma grande viagem de milhares de quilómetros até atingirem as zonas quentes e húmidas de África. A partir de Fevereiro, elas estão de volta aos locais de nidificação do ano anterior. E o ciclo recomeçará…

11.1 A que deslocações periódicas se refere o texto?

11.2 Em que época do ano as cegonhas abandonam os ninhos?

11.3 Qual das setas, 1 ou 2, da figura indica a viagem realizada a partir de Fevereiro?

11.4 Que procuram as cegonhas em locais tão distantes?

11.5 Indica um fator do ambiente que influencia estas migrações.

 

12. Realizou-se a seguinte experiência de forma a estudar a influência dos fatores do ambiente no comportamento dos animais.

Diversidade dos animais

12.1 Regista a observação na fase final.

12.2  Das frases que se seguem assinala com um X, a que corresponde à interpretação da observação.

          ____ A – As baratas deslocam-se para a zona escura.

          ____ B – As baratas deslocam-se por marcha.

          ____ C – As baratas estão adaptadas a zonas escuras.

          ____ D – As baratas estão adaptadas a zonas húmidas.

12.3  Qual o fator do meio que está a ser estudado nesta experiência?       

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.