Teste de avaliação – Ecossistemas (1)

1. Identifica a relação biótica traduzida em cada uma das seguintes frases.

A – A dioneia é uma planta que captura pequenos insetos, que, após serem digeridos, lhe fornecem os nutrientes de que necessita. Designa-se, por isso, planta carnívora.

B – O visco é uma planta que não possui clorofila e, por isso, para se alimentar faz penetrar as suas raízes nos ramos das árvores, sugando, desta maneira, a seiva elaborada que as árvores fabricam.

C – O melro alimenta-se dos frutos do visco e, para se livrar das sementes pegajosas, esfrega o bico contra a casca das árvores, onde as sementes ficam presas. Estas germinam, assim, em cima das árvores.

D – Na época da reprodução, os veados machos lutam entre si, pela posse da mesma fêmea.

E – os corais são formados por milhares de pequenos indivíduos – os pólipos – que vivem ligados entre si. Constroem, deste modo, um esqueleto externo de grandes dimensões.

A – _________________________            B – _________________________

C – _________________________            D – _________________________

E – _________________________            

 

2. Designa a relação biótica que se descreve em cada uma das frases seguintes.

A – relação entre dois seres vivos de espécies diferentes, em que ambos beneficiam com a relação e não podem viver separados.

B – Relação entre dois seres vivos de espécies diferentes em que um beneficia da relação e o outro é prejudicado

C – Relação existentes entre seres vivos da mesma espécie que lutam entre si pela obtenção do mesmo benefício.

D – Relação entre dois seres vivos de espécies diferentes, em que um beneficia da relação, sob o ponto de vista alimentar, e o outro não é beneficiado, nem prejudicado.

A – _________________________            B – _________________________

C – _________________________            D – _________________________

 

3. No laboratório, foi realizada uma experiência, em que organismos, de diferente género, foram colocados depois dos primeiros. O gráfico mostra os resultados desta experiência traduzidos na variação da densidade das duas espécies.

Ecossistemas

3.1. Em que momento foi introduzida a segunda população da experiência?

3.2. Em que dia da experiência o número de indivíduos de Paramecium foi mais elevado?

3.3. Como se explica o grande número da população de Paramecium nos primeiros dias da experiência?

3.4. Existe uma relação de predação entre as duas espécies. Identifica o predador e a presa.

3.5. A partir de que dia houve um declínio das duas espécies? Apresenta uma explicação.

 

4. Os ecossistemas são conjuntos muito complexos de vários fatores bióticos e abióticos. Considera um determinado lago. Associa a cada uma das seguintes afirmações, uma das letras:

População

Comunidade

Fator biótico

Fator abiótico

____ a) No lago, o número de carpas é muito elevado

____ b) Os peixes alimentam-se dos insetos do lago

____ c) A temperatura do lago desce no Inverno e sobre no Verão

____ d) Existem, no lago, sanguessugas, que sobrevivem à custa dos peixes e dos mamíferos aí existentes

____ e) O lago tem bastante oxigénio, não estando poluído

____ f) À noite, ouvem-se as inúmeras rãs a coaxar.

____ g) A cobra alimenta-se das rãs e de outros pequenos animais

____ h) As algas não existem nas zonas mais profundas do lago, porque não têm luz suficiente para realizar a fotossíntese

____ i) No lago, existe um grande conjunto de diferentes grupos de espécies de seres vivos.

 

5. Analisa, atentamente, o quadro relativamente a alguns fatores do ambiente.

Ecossistemas

 5.1. Que espécies vegetais têm preferência pelos solos calcários?

5.2. Diz, justificando, se a luz é um fator determinante na distribuição de Quercus robur (carvalho-alvarinho).

5.3. O pinheiro-silvestre poderá ser utilizado no povoamento vegetal das areias siliciosas do litoral? Justifica a tua resposta.

5.4. Que espécie vegetal mostra tolerância a terrenos húmidos e mal iluminados.

5.5. O carrasqueiro e o carvalho poderão fazer parte da mesma comunidade (associação) vegetal? Justifica a tua resposta.

5.6. A urze e o alecrim poderão desenvolver-se numa região densamente povoada pelo carrasqueiro? Porquê?

5.7. Diz em que medida estes conhecimentos ajudam ao planeamento florestal, tão importante, como sabes, na atualidade.

5.8. Planeia uma experiência que te permita verificar o fundamento da seguinte afirmação: “O carvalho-alvarinho desenvolve-se bem nos terrenos siliciosos.”

 

6. Analisa, atentamente, o traçado dos gráficos, relativo às preferências ambientais de duas espécies: a rena e as algas castanhas. Responde às questões que se seguem.

Ecossistemas

6.1. Qual o fator abiótico em que se baseou este estudo?

6.2. Qual das espécies suporta maior amplitude térmica?

6.3. Como varia o número de renas com a subida da temperatura?

6.4. Como varia o número de algas castanhas com a variação da temperatura?

6.5. Qual a temperatura máxima que cada uma das espécies pode suportar?

6.6. Em que região do planeta poderão viver as renas? Justifica a tua resposta.

 


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