Teste de avaliação – Ecossistemas (2)

1. Faz corresponder uma letra da chave aos conceitos ambientais que a seguir se enunciam.

    Chave:    A– Fatores abióticos            B– População             C– Ambiente

                      D– Nicho ecológico              E– Comunidade        F– Fatores bióticos

LetraConceito
 1. Papel desempenhado por um ser vivo num ecossistema.
 2. Conjunto de todos os seres vivos de uma região.
 3. Conjunto de seres vivos da mesma espécie que habitam num mesmo local. 
 4. Representam relações entre seres vivos.
 5. Tudo o que rodeia um ser vivo.
 6. Conjunto de fatores físicos e químicos que influenciam um ambiente.

 

2. Assinala a afirmação mais adequada em cada um dos conjuntos de frases que se seguem:

2.1

_____ I- Ambiente de um ser vivo é o conjunto de todos os fatores físicos que vão atuar sobre este.

_____ II- Ambiente de um ser vivo é o conjunto de ações sobre este exercidas pelos outros seres vivos e pelos fatores físicos e químicos que compõem o local que habita.

_____ III- Ambiente de um ser vivo é o conjunto de seres vivos que vivem em torno desse ser vivo.

_____ IV- Ambiente de um ser vivo é o conjunto de tudo o que o rodeia, exceto outros seres vivos.

2.2.

_____ I-   Uma população é um conjunto de seres vivos da mesma espécie.

_____ II- Uma população é um conjunto de seres vivos de espécies diferentes.

_____ III- Uma população é o conjunto das várias espécies que ocupam uma dada área geográfica.

_____ IV- Uma população é um conjunto de comunidades (ou biocenoses).

2.3.

_____   I- As diferentes populações de uma espécie ocupam territórios particulares que se designam por nichos ecológicos.

_____ II- Quando duas espécies ocupam a mesma área geográfica têm forçosamente o mesmo nicho ecológico.

_____ III- A maneira própria como cada população de seres vivos vive é o seu nicho ecológico.

_____ IV- A maneira própria como cada comunidade de seres vivos vive é o seu nicho ecológico.

 

3. Refere os fatores abióticos que conheces e que condicionam a vida dos seres vivos.

 

4. O quadro seguinte representa os valores da taxa respiratória (número de inspirações e expirações por minuto), da taxa cardíaca (número de batimentos do coração por minuto) e a temperatura do corpo em ouriços-cacheiros ativos e em hibernação.

 AtividadeHibernação
Temperatura média do corpo37 ºC5 ºC
Taxa respiratória30 min1 a 5 min
Taxa cardíaca80 min4 min

 4.1. O que acontece à temperatura do corpo do ouriço-cacheiro quando hiberna (“sono invernal prolongado”)?

4.2. Em qual das situações a taxa respiratória do ouriço-cacheiro é maior?

 

5. Considera a figura e os dados do texto.

Ecossistemas

Certos animais inofensivos são praticamente incapazes de se proteger contra seres maiores. Mas talvez seja o seu pequeno tamanho que lhes permite tanta habilidade na arte da imitação. Estes curiosos insetos assemelham-se aos espinhos de um caule, quando se agrupam imóveis sobre o ramo de uma planta, de onde retiram a seiva de que se alimentam.

5.1. Como conseguem os insetos considerados “despistar” os seus predadores?

5.2. Refere o termo que em ecologia se atribui a esse processo.

5.3. Outros animais utilizam uma estratégia diferente a que se dá o nome de camuflagem. Como se define tal estratégia?

 

6. As interações entre os seres vivos, designadas por fatores bióticos, podem ser relações intraespecíficas ou relações interespecíficas. Faz a correspondência entre as duas colunas que se seguem:

(Indica para cada espaço, da coluna I, a letra A ou B da coluna II)

Coluna 1Coluna 2
I – Uma planta trepadeira que utiliza uma árvore como suporte. ___

II– Uma abelha retira néctar de uma flor.___

III– Um pássaro faz um ninho numa árvore. ___

IV– Uma planta carnívora que apanha uma mosca. ___

V– Um leão que acasala com uma leoa. ___

VI– Uma carraça que pica e suga o sangue de um cão. ___

A– Relação intraespecífica.

 

B– Relação interespecífica.

 

7. Classifica, cada uma das frases abaixo indicadas, utilizando as letras da seguinte chave:

          Chave:       

A– Mutualismo     

B– Simbiose      

C– Comensalismo

D– Predação                

E– Parasitismo    

F– Antibiose          

G– Competição

7.1. O leão come uma gazela. ___

7.2. Um rinoceronte é desparasitado por uma garça que o avisa do perigo que se aproxima. ___

7.3. Na associação de uma alga com um fungo, a alga fornece alimento ao fungo e fornece-lhe a água que retém nos seus filamentos. ___

7.4. O peixe-palhaço encontra na anémona refúgio seguro contra os seus inimigos. ___

 7.5. Lobos e raposas possuem presas comuns, sendo por isso prejudicados. ___

 7.6. Os gatos possuem no pelo uns insetos minúsculos, as pulgas, que lhes sugam o sangue. ___

7.7. Certos fungos desenvolvem-se, libertando substâncias que matam bactérias que estejam na sua proximidade. ___        

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.

” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.