Teste de avaliação – Ecossistemas (3)
1 – Estabelece a correspondência entre os termos da coluna I e as respetivas definições na coluna II.
2- Um grupo de alunos realizou a experiência que se descreve em seguida. Prepararam três infusões idênticas e, em seguida, colocaram cada uma num local diferente.
Ao fim de uma semana retiraram uma gota de água de cada infusão e fizeram uma preparação que, em seguida, observaram ao microscópio. Repetiram as observações nas duas semanas seguintes.
2.1- Identifica o fator abiótico que se fez variar nesta experiência.
2.2- Indica em qual das infusões o desenvolvimento dos seres foi mais rápido.
2.3- Considerando os resultados observados na 3ª semana, relaciona o número de organismos com a temperatura.
3- Para cada animal referido na coluna I, encontra-se na coluna II, a situação que se sucede, quando fatores abióticos se alteram. Faz a correspondência entre as duas colunas.
4- Para viverem em locais muito secos e quentes, como os desertos, as plantas e os animais têm que apresentar características físicas e comportamentais especiais.
4.1- Os catos podem ser classificados como seres (seleciona com um X a opção correta):
___ hidrófilos ___ higrófilos
___ mesofilos ___ xerófilos
4.2- Justifica a escolha que fizeste na alínea anterior.
4.3- Os catos apresentam algumas características que lhes permitem sobreviver em locais muito secos. Indica duas dessas características.
4.4- Refere três adaptações dos animais à escassez de água e às elevadas temperaturas, que possas observar ou inferir a partir a observação da figura.
5- Observa, atentamente, o esquema.
5.1- Para cada uma das seguintes questões e com base na análise do esquema, assinala com um X a opção correta.
5.1.1– Com a montagem verificada, pretende-se verificar…
___ a quantidade de ar no solo.
___ a presença de seres vivos no solo
___ a capacidade do solo de retenção de água.
___ a concentração no solo de dióxido de carbono.
5.1.2- A amostra 3 é a que apresenta…
___ maior capacidade de retenção de água.
___ menor capacidade de retenção de água.
___ capacidade intermédia de retenção de água.
___ maior teor em ar.
5.1.3- Provavelmente, uma planta xerófila apresentará melhor desenvolvimento na amostra:
___ 1 ___ 2 ___ 3 ___ 4
5.1.4- A maioria dos animais terrestres e as plantas cultivadas em Portugal tem necessidade moderada de água, incluindo-se, por isso, no grupo de organismos…
___ hidrófilos ___ mesofilos
___ xerófilos ___ higrófilos.
6- Os bois almiscarados formam em círculo à volta das crias e dos membros mais fracos da manada, de modo a protegê-los dos lobos que, assim, não se atrevem a furar o cerco.
6.1- A associação entre os bois almiscarados é uma relação intra ou interespecífica? Justifica.
6.2- Explica qual a vantagem desta associação para os bois-almiscarados.
6.3- Identifica a interação representada. Representa a relação com os sinais +,- e 0.
7- Fatores bióticos são fatores que correspondem às relações que se estabelecem entre os seres vivos de uma comunidade, isto é, às relações bióticas.
Assinala com um B as situações que se referem a fatores bióticos e com um A as que se referem a fatores abióticos.
____ Os lobos colaboram na captura de alimento.
____ A luz interfere com o crescimento das plantas.
____ A raposa caça e come o coelho.
____ Dois leões lutam entre si para ocuparem o mesmo território.
____ A presença de água determina a presença de rãs num charco.
____ As pulgas sugam o sangue dos cães.
____ O vento inclina o tronco das árvores jovens.
____ A minhoca desloca-se abrindo galerias no solo que favorecem o arejamento.
____ Algumas aves migram em conjunto.
____ Os catos vivem em terrenos secos.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment