Teste de avaliação – Ecossistemas (5)

1. Observa com atenção o seguinte esquema.

Ecossistemas

Como se designam, respetivamente:

1.1. O conjunto formado por todos os indivíduos da espécie A. 

1.2. O conjunto de seres vivos W. 

1.3. O esquema. 

 

2. Lê atentamente o texto e observa a figura.

“Sobre o tronco de oliveiras podem observar-se, principalmente no Inverno, tufos de uma planta verde – o visco. Esta planta fixa-se às oliveiras por meio de sugadouros que retiram da planta a água, substâncias orgânicas e inorgânicas. No Inverno, o visco dá origem a frutos brancos e açucarados que servem de alimento aos tordos. Estas aves, ao tentarem libertar-se das sementes que lhes ficam presas no bico, sacodem-nas nos troncos das oliveiras. Assim, as sementes germinam no próprio local onde a ave as deixou.”

Ecossistemas

2.1. Identifica a relação entre:

2.1.1. a oliveira e o visco. Justifica.

2.1.2. o visco e o tordo.

 

3. Para cada uma das afirmações que se seguem, seleciona um dos termos.

a) Mutualismo

b) Comensalismo

c) Competição

d) Predação

e) Parasitismo

As andorinhas-do-mar mergulham de vez em quando, capturando peixes pequenos. 

A abelha ao pousar na flor retira o néctar e contribui para a polinização das flores. 

Os piolhos vivem sobre a pele dos macacos, alimentando-se do seu sangue. 

As heras enrolam-se nos troncos das árvores, sem as prejudicarem, para obterem mais luz. 

 

4. O quadro seguinte ilustra as preferências de alguns seres vivos relativamente à luz.

Ecossistemas

 +++ prefere esse local

4.1. Qual das espécies (A; B; C ou D) é o animal noturno?

4.2. Qual é a espécie que não é afetada pela luz?

4.3. Como classificas a minhoca quando em laboratório fugiu da luz para um local escuro? 

 

5. Observa, com atenção, a figura que se segue, onde se representam dois momentos de uma experiência.

Ecossistemas

5.1. Qual o fator abiótico que se está a testar nesta experiência?

5.2. Para cada uma das afirmações que se seguem, assinala com um X a opção correta:

5.2.1. O comportamento do caule da planta na montagem B é um bom exemplo de:

___ fotoperíodo.

___ fototropismo negativo.

___ influência da humidade.

___ fototropismo positivo.

5.2.2. Uma planta de dia longo é uma planta que:

___ necessita de grande intensidade luminosa para sobreviver.

___ dá flor quando exposta a um curto fotoperíodo.

___ não necessita de luz para sobreviver.

___ dá flor quando exposta a grande fotoperíodo.

 

6. Observa o esquema, que representa os vários estratos numa floresta.

Ecossistemas

6.1. Compara a intensidade luminosa no estrato C com a do estrato A.

6.2. Por que razão é escassa a vegetação rasteira?

6.3. Indica duas relações bióticas evidentes no esquema. Justifica com dados da legenda.

 

7. Numa dada área do polo sul, foi feito um estudo sobre a influência da temperatura sobre uma população de pinguins. Fez-se idêntico estudo para uma população de gafanhotos numa região montanhosa de Portugal.

Observa os gráficos das figuras seguintes.

Ecossistemas

7.1. Qual a temperatura ótima para a atividade do gafanhoto?

7.2. Indica a temperatura mínima em que o gafanhoto pode viver.

7.3. Qual dos seres suporta maior amplitude térmica?

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.