Teste de avaliação – Eletricidade (1)
1. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
_____ Um relâmpago é um exemplo de um fenómeno elétrico.
_____ A corrente elétrica é um movimento desordenado de partículas com carga elétrica chamadas neutrões.
_____ O corpo humano é um bom condutor elétrico.
_____ Quando se fricciona uma barra de plástico em lã, ela atrai bocadinhos de papel, tratando-se de um fenómeno que envolve eletricidade.
2. Seleciona a opção que corresponde ao único componente elétrico que não é uma fonte de energia num circuito elétrico.
_____ Pilha.
_____ Bateria.
_____ Dínamo.
_____ Motor.
_____ Painel solar.
3. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
_____ Quando o interruptor de um circuito elétrico está fechado, há circulação de corrente elétrica.
_____ Qualquer circuito elétrico tem sempre pelo menos uma lâmpada.
_____ Os fios de ligação utilizados nos circuitos elétricos são bons isoladores elétricos.
_____ As pilhas são exemplos de recetores elétricos.
4. Considera o circuito representado no esquema e responde às seguintes questões.
4.1 Faz a legenda da figura.
A | |
B | |
C | |
D | |
E | |
F |
4.2 Indica os recetores de energia que se encontram ligados.
5. Considera o circuito elétrico representado e classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
_____ As lâmpadas A e B estão instaladas em paralelo.
_____ Se a lâmpada C fundir, apagam-se as restantes lâmpadas.
_____ Quando se abre o interruptor todas as lâmpadas permanecem acesas, exceto a lâmpada A.
_____ Quando se desenrosca a lâmpada D, a lâmpada C fica com um brilho mais intenso.
6. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
_____ O sentido convencional da corrente elétrica num metal é o igual ao sentido real dos eletrões.
_____ Os voltímetros são utilizados para medição da corrente elétrica de um circuito.
_____ 12 mA correspondem a 12 000 A.
_____ O brilho de duas lâmpadas num circuito elétrico é superior se estas forem associadas em paralelo em vez de o serem em série.
7. Numa atividade laboratorial em que se pretendia medir a corrente elétrica e a tensão nos terminais de uma lâmpada, efetuou-se a montagem de um circuito elétrico. Seleciona a opção que corresponde ao esquema corretamente montado.
8. A imagem seguinte representa um circuito elétrico constituído por duas lâmpadas iguais.
Sabendo que o amperímetro A1 apresenta o valor 3,6 A, indica os valores lidos nos amperímetros 2 e 3.
9. A figura seguinte mostra o esquema de um circuito elétrico onde foram feitas algumas medições.
U1 = 3,5 V U2 = 3,0 V U3 = 2,5 V I1 = 2,6 A I2 = 1,6 A
Considerando os valores que foram obtidos em alguns dos aparelhos, responde às seguintes questões.
a. Determina a diferença de potencial elétrica nos terminais da pilha.
b.Determina o valor medido pelo voltímetro 4.
c. Indica o valor da corrente elétrica no amperímetro 3.
10. Numa atividade laboratorial, um grupo de alunos efetuou um conjunto de medições de forma a verificar se um dado condutor era óhmico ou não.
Considerando os valores obtidos na tabela, responde às seguintes questões.
U (V) | 3,0 | 6,0 | 9,0 | 15,0 |
I (A) | 2,0 | 4,0 | 6,0 | 10,0 |
a. Indica, justificando, se o condutor é óhmico.
b. Indica o valor da resistência do condutor.
c. Seleciona o gráfico que se adequa ao condutor em causa.
11. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II.
Coluna I | Coluna II | |
1. Efeito químico 2. Efeito térmico 3. Efeito magnético | A. Aquecedor B. Guindaste eletromagnético C. Eletrólise da água |
12. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
_____ A unidade SI da potência é o Joule.
_____ A potência elétrica de um aparelho relaciona a energia transferida com o intervalo de tempo de funcionamento do aparelho.
_____ Quanto menor a resistência elétrica de uma lâmpada de filamento, maior é a sua potência.
_____ Uma máquina com potência 10 W transfere a energia de 5 J em 2 s.
13. Considera os três aparelhos elétricos da imagem e indica qual deles consumiu mais energia no tempo em que estiveram em funcionamento.
14. Sabe-se que um rádio (200 W; 230 V) esteve ligado durante algum tempo, consumindo um total de 60 kJ de energia elétrica. Indica durante quanto tempo esteve ligado o rádio.
15.Um forno elétrico de potência 3000 watts esteve ligado durante 1 hora e 30 minutos. Sabendo que 1 kW h custa 0,15 €, calcula o custo da utilização do forno.
16. Ligou-se um aspirador de 1800 W a uma tomada elétrica de 230 V.
a. Qual o valor da corrente elétrica no circuito do aspirador?
b. Seleciona a opção correta.
Caso se ligue um rádio elétrico, com uma potência elétrica de 500 W, à mesma tomada, podemos afirmar que…
_____ a diferença de potencial elétrico nos terminais do rádio será menor.
_____ o valor da corrente elétrica será maior.
_____ a diferença de potencial elétrico nos terminais do rádio será igual.
_____ o valor da corrente elétrica será igual.
17. Seleciona a opção que completa corretamente a frase.
Quando a tensão da tomada onde se liga um aparelho elétrico é superior à tensão nominal desse aparelho, …
_____ o aparelho funciona normalmente.
_____ o aparelho funciona abaixo do normal.
_____ ocorre sobreaquecimento, podendo o aparelho queimar.
_____ ocorre sobreaquecimento, não havendo no entanto riscos.
18. Seleciona a(s) opção(ões) onde ocorre um curto-circuito.
19. Ordena de forma correta a sequência de passos que devem ser tomados em caso de choque elétrico grave.
A – _____ Afastar a vítima sem tocá-la diretamente, utilizando um material que seja mau condutor elétrico.
B – _____ Contactar a emergência médica para envio da vítima ao hospital.
C – _____ Desligar o aparelho da corrente ou desligar a fonte de energia elétrica.
20. Seleciona a opção que completa corretamente a frase seguinte.
Quando o corpo humano está sujeito, durante 5 segundos, à corrente elétrica de uma tomada, há probabilidade de morte para valores de corrente elétrica a partir dos…
_____ 10 mA.
_____ 50 mA.
_____ 90 mA.
_____ 200 mA.
_____ 500 mA.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!