Teste de avaliação – Importância da água para os seres vivos (2)

1. As fotografias representam a água na Natureza, em diferentes estados.

Importância da água para os seres vivos

 

1.1. Atribui a cada uma das letras das fotografias um dos números da chave:

I – água no estado líquido;

II – água no estado sólido;

III – água no estado gasoso.

1.2. Dá exemplo de mais dois locais onde possas encontrar água e indica o respetivo estado.

 

2. O gráfico da figura 2 pretende representar a distribuição da água à superfície da Terra.

Importância da água para os seres vivos

2.1. Faz corresponder a cada uma das porções do círculo uma das letras da chave:

Chave:

 

 A – oceanos ________

 B – continentes_______

 C – atmosfera________

2.2. Em que estado da matéria se encontra a maior parte da água à superfície da Terra? 

2.3. Onde se encontra a maior parte da água dos continentes? 

 

3. Resolve o crucigrama.

Importância da água para os seres vivos

1 – Processo que a água sofre quando passa através de várias camadas de areia.

2 – Estado em que a água se encontra na atmosfera.

3 – Mistura de água e açúcar

4 – Etapa de purificação da água em que as substâncias sólidas se depositam no fundo.

 

4. A água é um bem da Natureza indispensável à Vida na Terra. Ela cobre grande parte da superfície terrestre onde se encontra em três estados físicos.

4.1. Faz a correspondência correta entre os números da coluna I e as letras da coluna II.

III
1. Oceano

2. Neve

3. Chuva

4. Humidade atmosférica

5. Geada

6. Rio

A – Estado sólido

B – Estado líquido

C – Estado gasoso

4.2. Só uma pequena porção da água existente na Natureza pode ser utilizada pelo ser humano.

Indica duas razões que justificam a afirmação anterior.

 

5. O esquema da figura 3 representa uma atividade experimental realizada para estudar o poder dissolvente da água.

Importância da água para os seres vivos

5.1. Preenche cada espaço (1, 2 e 3) com um dos termos: solução, solvente ou soluto.

5.2. Escolhe um dos termos, adaptando-os quando necessário, para completares as frases que se seguem.

dissolução – dissolvente – solúvel – insolúvel – dissolver

A – Os sais de fruta são __________ na água.

B – A água __________ os sais de frutas.

C – Para se obter a solução, ocorreu a __________.

D – A água é um bom __________.

 

6. A água contida num copo, com areia no fundo, poeiras e micróbios, foi tratada para ser transformada em água potável.

6.1. Pela decantação que se retirou da água? 

6.2. Como se deveria proceder para eliminar os micróbios? 

 

7. Faz a leitura da notícia do jornal e responde às perguntas que se seguem.

POLUIÇÃO MATA PEIXES NO RIO ANTUÃ

Uma grande quantidade de peixes mortos apareceu a boiar no rio Antuã, poluído com um produto orgânico, turvo e mal cheiroso, de origem provável nos esgotos de unidade industrial.

J.N. 99 – 08 – 05

7.1. Qual foi a causa provável da poluição do rio Antuã? 

7.2. Refere uma consequência dessa poluição. 

7.3. Como se poderia ter evitado este desastre ecológico?

A – Lançando os esgotos no solo.

B – Encaminhando os esgotos para o mar.

C – Tratando os esgotos antes de serem lançados no rio.

Transcreve a opção correta.

 

8. Para que a água não falte num futuro breve, mesmo nos países que hoje a possuem na quantidade necessária, devem tomar-se, urgentemente, medidas de conservação.

8.1. Da lista que se segue indica, utilizando as letras respetivas, as que se referem a atitudes que conservem a natureza:

A – Fazer a reflorestação.

B – Provocar incêndios florestais.

C – Conservar as florestas.

D – Destruir as árvores, descontroladamente.

E – Lançar lixos nos rios.

F – Tratar dos esgotos nas ETARS.

8.2. Cada cidadão deve colaborar na prevenção da falta de água.
Indica três atitudes que deves tomar nesse sentido.

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.