Teste de avaliação – Importância da água para os seres vivos (2)
1. As fotografias representam a água na Natureza, em diferentes estados.
1.1. Atribui a cada uma das letras das fotografias um dos números da chave:
I – água no estado líquido;
II – água no estado sólido;
III – água no estado gasoso.
1.2. Dá exemplo de mais dois locais onde possas encontrar água e indica o respetivo estado.
2. O gráfico da figura 2 pretende representar a distribuição da água à superfície da Terra.
2.1. Faz corresponder a cada uma das porções do círculo uma das letras da chave:
Chave:
| A – oceanos ________ B – continentes_______ C – atmosfera________ |
2.2. Em que estado da matéria se encontra a maior parte da água à superfície da Terra?
2.3. Onde se encontra a maior parte da água dos continentes?
3. Resolve o crucigrama.
1 – Processo que a água sofre quando passa através de várias camadas de areia.
2 – Estado em que a água se encontra na atmosfera.
3 – Mistura de água e açúcar
4 – Etapa de purificação da água em que as substâncias sólidas se depositam no fundo.
4. A água é um bem da Natureza indispensável à Vida na Terra. Ela cobre grande parte da superfície terrestre onde se encontra em três estados físicos.
4.1. Faz a correspondência correta entre os números da coluna I e as letras da coluna II.
I | II |
1. Oceano 2. Neve 3. Chuva 4. Humidade atmosférica 5. Geada 6. Rio | A – Estado sólido B – Estado líquido C – Estado gasoso |
4.2. Só uma pequena porção da água existente na Natureza pode ser utilizada pelo ser humano.
Indica duas razões que justificam a afirmação anterior.
5. O esquema da figura 3 representa uma atividade experimental realizada para estudar o poder dissolvente da água.
5.1. Preenche cada espaço (1, 2 e 3) com um dos termos: solução, solvente ou soluto.
5.2. Escolhe um dos termos, adaptando-os quando necessário, para completares as frases que se seguem.
dissolução – dissolvente – solúvel – insolúvel – dissolver
A – Os sais de fruta são __________ na água.
B – A água __________ os sais de frutas.
C – Para se obter a solução, ocorreu a __________.
D – A água é um bom __________.
6. A água contida num copo, com areia no fundo, poeiras e micróbios, foi tratada para ser transformada em água potável.
6.1. Pela decantação que se retirou da água?
6.2. Como se deveria proceder para eliminar os micróbios?
7. Faz a leitura da notícia do jornal e responde às perguntas que se seguem.
POLUIÇÃO MATA PEIXES NO RIO ANTUÃ
Uma grande quantidade de peixes mortos apareceu a boiar no rio Antuã, poluído com um produto orgânico, turvo e mal cheiroso, de origem provável nos esgotos de unidade industrial.
J.N. 99 – 08 – 05
7.1. Qual foi a causa provável da poluição do rio Antuã?
7.2. Refere uma consequência dessa poluição.
7.3. Como se poderia ter evitado este desastre ecológico?
A – Lançando os esgotos no solo.
B – Encaminhando os esgotos para o mar.
C – Tratando os esgotos antes de serem lançados no rio.
Transcreve a opção correta.
8. Para que a água não falte num futuro breve, mesmo nos países que hoje a possuem na quantidade necessária, devem tomar-se, urgentemente, medidas de conservação.
8.1. Da lista que se segue indica, utilizando as letras respetivas, as que se referem a atitudes que conservem a natureza:
A – Fazer a reflorestação.
B – Provocar incêndios florestais.
C – Conservar as florestas.
D – Destruir as árvores, descontroladamente.
E – Lançar lixos nos rios.
F – Tratar dos esgotos nas ETARS.
8.2. Cada cidadão deve colaborar na prevenção da falta de água.
Indica três atitudes que deves tomar nesse sentido.
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment