Teste de avaliação – Importância do ar para os seres vivos (1)
1. Analisa o gráfico seguinte, que representa a constituição do ar atmosférico.
1.1. Identifica o gás assinalado pela letra:
a) A –
b) B –
1.2. Menciona, dos gases representados no gráfico, o que é libertado pelas plantas.
2. Analisa a experiência seguinte, na qual três velas idênticas foram acesas, duas das quais foram tapadas por campânulas de diferentes tamanhos.
2.1. Qual das velas (B ou C) será a primeira a apagar-se? Justifica a resposta.
2.2. Explica por que razão a vela A é a última a apagar-se.
2.3. Indica dois gases constituintes do ar que ficam no interior das campânulas, depois das velas se apagarem.
3. Associa os gases da coluna A com as suas propriedades da coluna B.
Coluna A | Coluna B | |
Azoto. | . Combustível | |
. Incombustível | ||
Oxigénio. | . Comburente | |
. Incomburente |
4. Analisa a seguinte notícia sobre a diminuição da camada do ozono.
Redução da camada do ozono
O buraco na camada de ozono da Antártida atingiu em 2006 cerca de 28 milhões de Km2 e a sua profundidade igualou o recorde registado em 1998, segundo a Agência Espacial Europeia. A camada do ozono diminuiu 0,3% por ano, durante a última década. Foi para a proteger que o Tratado Montreal (1997) impôs restrições à emissão de químicos poluentes para a atmosfera resultantes das atividades humanas. O ozono permite filtrar os raios ultravioleta do Sol, que danificam a vegetação e podem causar cancro de pele.
Expresso Clix (2007)
4.1. Menciona a percentagem da camada do ozono que tem vindo a diminuir por ano na última década.
4.2. Refere a medida imposta pelo tratado de Montreal para diminuir a redução da camada do ozono.
4.3. Indica as vantagens da camada do ozono para o ser humano.
5. O esquema que se segue ilustra algumas utilizações dos gases atmosféricos pelos seres vivos.
5.1. Completa a seguinte frase:
A respiração é um processo comum a plantas e a ___________. Os animais utilizam o ___________
na respiração e libertam _________________.
As plantas são as únicas que absorvem o ______
____________, para produzir o seu alimento.
5.2. Identifica os organismos que utilizam o azoto presente no ar.
5.3. Associa os gases da coluna I às suas características da coluna II.
Coluna I | Coluna II | |
Oxigénio. | . Utilizado no combate aos incêndios. | |
Azoto. | . Utilizado contra as doenças do sistema respiratório. | |
. Usado no fabrico de adubos. | ||
Dióxido de carbono. | . Responsável pela subida de temperatura média da Terra. | |
. Os animais utilizam-no na respiração. |
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment