Teste de avaliação – Os Gregos no Século V (2)
Grupo I
1 – Diz o que entendes por pólis.
2 – Lê, atentamente, o seguinte texto:
“A nossa cidade (Atenas) cada vez mais atrai produtos do mundo inteiro. (…) Graças ao nosso poderio marítimo, o que há de melhor em cada país chega ao nosso porto (de Pireu).
Todas as cidades ricas, para comercializar os seus produtos, tem necessariamente que se entender com a que a senhora dos mares (…). Com os navios que temos, podemos conseguir tudo sem tirar quase nada do nosso solo.”
Pseudo-Xenofonte, República dos atenienses – Adaptado
2.1 – Atendendo ao texto, relaciona a expansão marítima de Atenas com o seu domínio económico na Grécia.
3 – Observa, atentamente a seguinte figura e de seguida responde às perguntas.
3.1 Como estava dividida a sociedade ateniense?
3.2 Caracteriza os três grupos sociais existentes na sociedade ateniense.
Grupo II
1 – Lê, atentamente, os seguintes textos:
“Atenas foi uma grande cidade a viver a democracia. Esta ideia nasceu no século VI a.C. e atingiu o seu apogeu no século V a.C., com um político chamado Péricles.”
Novo Clube da História 7, 2002
“Apesar de muito inovadora, a democracia ateniense era limitada.”
Novo Clube da História 7, 2002
1.1 – Caracteriza a democracia ateniense no século V a.C.
1.2 – Indica três limitações da democracia ateniense.
Grupo III
1 – Observa, atentamente a figura seguinte:
Tendo em conta a imagem anterior indica a diferença entre a educação das raparigas e dos rapazes atenienses.
2 – Observa, atentamente, a figura seguinte:
2.1 Indica as características dos deuses gregos.
2.2 Preenche o seguinte quadro:
Deuses gregos | Atribuições |
Zeus | |
Deusa da agricultura | |
Afrodite | |
Deus do Sol e das artes | |
Ares | |
Deusa protetora de Atenas |
3 – Na Grécia clássica existiam dois géneros teatrais diferentes. Identifica e caracteriza cada um deles.
4 – Refere três áreas culturais e científicas em que se distinguiram os gregos.
Grupo IV
1 – Observa, atentamente a figura seguinte:
1.1 – Indica as três ordens arquitetónicas gregas.
1.2 – Indica duas características da escultura grega.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
1 Comment
Quero agradecer pelo material, sem sido muito importante para os estudos da minha filha.
Add Comment