Teste de avaliação – Os movimentos na Terra (1)
1. Considera o gráfico distância-tempo seguinte relativo ao movimento retilíneo de um automóvel.
a. Indica justificando os intervalos de tempo em que o automóvel esteve em repouso.
b. Classifica o movimento do automóvel nos primeiros 30 minutos.
c. Calcula em km/h a velocidade do automóvel nos primeiros 30 minutos de movimento.
d. Calcula, em m/s, a velocidade do automóvel em [120;180].
e. Em que intervalo de tempo foi mais elevado o valor da velocidade?
f. Calcula a distância percorrida pelo automóvel.
2. Completa as frases seguintes:
A __________________________ é uma grandeza que nos permite avaliar a distância percorrida por unidade de tempo.
A unidade de SI para a distância percorrida é o __________________________.
A unidade de SI para a velocidade média é o __________________________.
Se um comboio demora 3h a percorrer 210 m, a sua velocidade média é de ____________ km/h ou ___________ m/s.
Um ciclista cuja velocidade média é de 15 km/h percorre ___________ km em 4 horas.
Se a velocidade média de um automóvel for 50 km/h, ele percorrerá 75 km em ______________ minutos.
3. Um ciclista viaja numa estrada retilínea, com velocidade constante, percorrendo 9 km em 30 minutos.
a. Calcula, em m/s, a velocidade do ciclista.
b. Constrói o gráfico velocidade-tempo para o movimento.
c. Que distância terá percorrido o ciclista, em 30 minutos, se a sua velocidade fosse 30 km/h?
4. O comboio A parte de Lisboa às 10h e chega ao Porto Às 13h 30 min. O comboio B parte do Porto À mesma hora e chega a Lisboa meia hora mais tarde.
A distância de Lisboa ao Porto é de aproximadamente 300 km.
a. Completa a seguinte tabela:
Hora de partida | Hora de chegada | Tempo de viagem (h) | Distância percorrida (km) | |
Comboio A
| ||||
Comboio B
|
b. Calcula a velocidade média, em km/h, do comboio A.
c. Calcula a velocidade média, em m/s, do comboio B.
d. Constrói um gráfico distância-tempo para o movimento dos comboios A e B, considerando que velocidade foi constante ao longo do tempo.
5. Classifica cada um dos seguintes movimentos retilíneos em uniforme, acelerado ou retardado.
a. A Catarina vai para casa da Ana com velocidade constante.
b. O João faz uma travagem brusca.
c. A Ana acelera o seu automóvel para ultrapassar um ciclista.
d. O futebolista dá um pontapé na bola que estava em repouso.
e. O guarda-redes segura a bola, impedindo o golo.
6. Observa, atentamente, os seguintes gráficos velocidade-tempo.
6.1 Classifica cada um dos movimentos representados.
A –
B –
C –
6.2 Calcula a aceleração média para cada um dos movimentos representados.
6.3 Calcula a distância percorrida para cada um dos movimentos representados.
7. O João viajava numa estrada retilínea, com velocidade constante de 72 km/h, quando avistou um obstáculo a 100m. O João iniciou a travagem 0,5 segundos depois de ter avistado o obstáculo. O automóvel imobilizou-se 10 s depois de iniciada a travagem.
7.1 Constrói o gráfico velocidade-tempo para este movimento.
7.2 Por que motivo o João só iniciou a travagem 0,5 segundos depois de ter avistado o obstáculo?
7.3 Como de designa o intervalo de tempo referido na alínea anterior?
7.4 Que distância percorreu o João durante a travagem?
7.5 Que distância percorreu o João desde que avistou o obstáculo até imobilizar o carro?
7.6 Explica por que razão podes afirmar que o João não conseguiu evitar o acidente.
8. O gráfico da figura traduz o modo como variou o valor da velocidade de um automóvel, desde que o condutor se apercebeu da distância de um obstáculo, a distância de 40 metros, até conseguir parar.
8.1 Qual foi o tempo de reação do condutor?
8.2 Quanto tempo demorou o automóvel a parar, a partir do instante em que o condutor se apercebeu do veículo?
8.3 Qual foi a distância total percorrida até a imobilização do veículo?
8.4 Será que o condutor conseguiu travar a tempo? Justifica.
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