Teste de avaliação – Os movimentos na Terra (2)

1. O João está sentado nas bancadas de um campo de futebol a ver um jogo. Indica se o João está em repouso ou em movimento para cada um dos pontos de referência.

Em relação à baliza. 
Em relação a um jogador que corre. 
Em relação à Terra. 

 

2. Um autocarro partiu da paragem A e foi até à paragem D. Na figura assinalam-se os instantes em que passou em cada ponto.

Movimentos na Terra

2.1 Calcula o intervalo de tempo que o autocarro leva a percorrer a distância entre B e D.

2.2 Representa um referencial cuja origem se situe na paragem A, indicando neste a posição das restantes paragens.

2.3 Determina a distância percorrida pelo autocarro, no trajeto de B a D.

  

3. Das seguintes opções seleciona a única afirmação falsa.

_____ A velocidade é uma grandeza representada por um vetor.

_____ A velocidade é constante quando, por exemplo um corpo descreve uma trajetória curvilínea com velocidade de valor constante.

_____ No movimento retilíneo uniforme, a velocidade é constante.

_____ A velocidade e a rapidez média têm o mesmo valor no m.r.u.

 

4. A rapidez média de um atleta que percorreu a distância de 100 m, num intervalo de tempo de 10 s foi de …

Movimentos na Terra

5. Indica qual a distância percorrida, por um automóvel, em movimento retilíneo uniforme, com velocidade de valor 30 m/s, durante 10 s.

Movimentos na Terra

 

6. Considera o gráfico seguinte e responde às questões.

Movimentos na Terra

6.1 Indica a posição do corpo no instante t = 0 s.

6.2 Indica posição do corpo no instante t = 30 s.

6.3 Determina distância percorrida pelo corpo durante o movimento.

6.4 Determina a rapidez média do movimento.

 

7. Considera o seguinte gráfico velocidade – tempo.

Movimentos na Terra

7.1 Indica em que intervalos de tempo o movimento é:

Uniforme 
Uniformemente acelerado 
Uniformemente retardado 

 

8. Traça o gráfico velocidade – tempo para cada uma das situações seguintes.

a.    Um atleta parte do repouso e desloca-se com movimento uniformemente acelerado durante 3 s, atingindo uma velocidade de valor 5 m/s.b.    Um automóvel encontra-se em repouso durante 50 s e quando soa o sinal de partida, inicia um movimento uniformemente acelerado durante 100 s até cortar a meta. Nos seguintes 150 s reduz uniformemente a sua velocidade até se imobilizar.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9. Um condutor de automóvel, que se move com uma velocidade de 30 m/s, vê um cão na estrada e 1,2 s depois trava, conseguindo parar 6,9 s após iniciar a travagem.

9.1 Traça o gráfico velocidade-tempo.

9.2 Indica a designação dos intervalos de tempo 1,2 s e 6,9 s.

9.3 Através do gráfico velocidade-tempo, calcula:

Distância de reaçãoDistância de travagemDistância de segurança
 

 

 

 

 

 

  

9.4 Qual o tipo de movimento do automóvel no intervalo de tempo de 0 s a 1,2 s? E no intervalo de tempo de 1,2 s a 8,1 s?

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.