Teste de avaliação – Os Muçulmanos na Península Ibérica (1)
1. Completa o quadro seguinte:
Aparecimento | Profeta (pregador) | Deus | Livro sagrado | Cinco obrigações dos Muçulmanos |
Século ________ Região ________ Cidade _______ |
| |||
Conclusão: à semelhança do cristianismo, o islamismo é uma religião ___________________ |
2. Risca as seguintes frases que não dizem respeito aos Muçulmanos.
· Derrotaram os Lusitanos. · Expandiram-se do Oceano Índico ao Oceano Atlântico. · Dominaram todos os territórios à volta do Mar Mediterrâneo. | · Na Península Ibérica também eram conhecidos por Mouros. · A sua terra de origem era muito pobre. · Dominaram a Península Ibérica com exceção das Astúrias e dos Pirenéus. · Roma era a principal cidade do seu império |
3. Observa atentamente as seguintes imagens:
3.1 Legenda cada um dos cavaleiros.
Figura 1 ________________________________________________
Figura 2 ________________________________________________
3.2 Lê, atentamente, as seguintes frases e coloca-as no local correto. (algumas frases podem ser utilizadas para os dois)
- Chegou à Península Ibérica em 711.
- Refugiou-se na região das Astúrias.
- Com a formação do Reino das Astúrias, deu início à reconquista cristã.
- Permitiu que os derrotados vivessem em paz.
- De 712 a 716, consegui apoderar-se de quase toda a Península.
- Respeitou as leis e a religião dos vencidos.
Figura 1: Figura 2:
_____________________________________ _____________________________________
_____________________________________ _____________________________________
_____________________________________ _____________________________________
_____________________________________ _____________________________________
_____________________________________ _____________________________________
4. Completa o texto seguinte, preenchendo os espaços em branco com as palavras do quadro.
Islamismo Muçulmanos Norte de África Arábia Alá Atlântico Índico Muçulmanos Visigodos Religião Meca Férteis Pirenéus Cristianismo Astúrias Península Ibérica Astúrias Muçulmanos Reinos Sul Reconquista Cristã Maomé Arábia
Em 711, a Península Ibérica foi invadida pelos _____________________. Os invasores eram originários da _____________________, os Árabes, e do _____________________, os Berberes.
Os Berberes, derrotados pelos Árabes, tinham-se convertido ao _____________________.
O Islamismo surgiu na Península da _____________________ . Foi na cidade de _____________________ que _____________________ começou a pregar a nova religião. Defendeu a existência de um só Deus, _____________________. Pretendia espalhar a sua _____________________ e procurar terras _____________________, pois a arábia tinha um solo muito pobre.
Em 711, Os Muçulmanos derrotaram os _____________________, que se tinham convertido ao _____________________, e em poucos anos conseguiram dominar a _____________________, com exceção da região das _____________________ e dos _____________________.
Em 722, os cristãos conseguiram derrotar os _____________________, na batalha de Covadonga. Continuaram a lutar, consegu9indo formar os Reino das _____________________. Estava, assim, iniciada a recuperação dos territórios perdidos para os Muçulmanos, ou seja, a _____________________. À medida que os cristãos iam avançando para _____________________, foram formando novos _____________________.
5. Liga corretamente as palavras dadas.
Agricultura o o Centenas de Palavras
Construções o o Astrolábio
Língua o o Noras e novas plantas
Matemática o o Açoteias, Azulejos, Palácios e bibliotecas
Astronomia o o Algarismos
6. Se os cristãos e os muçulmanos seguiam religiões diferentes, como conseguiram conviver na Península Ibérica?
7. Lê os seguintes documentos:
Por causa dos nossos pecados, caímos sob o poder dos infiéis Mouros. Só nos resta a consolação de que os infiéis não nos proíbem de praticar a religião cristã, que eles próprios, aliás, respeitam (…). Por isso, somos da opinião que, enquanto não fizerem qualquer ofensa à nossa religião, devemos cumprir as leis muçulmanas [incluindo o pagamento de impostos] em tudo quanto não for contrário à nossa fé. Abade Juan de Metz, Vida de João, século X | Eu, Rei Afonso de Portugal, faço uma carta (…) a vós mouros que estais livres em Lisboa, Alcácer e Palmela, para que na minha terra nenhum mal injusto recebais (…). E que aquele que vós elegerdes por Alcaide vos julgue. Faço isto para que vós me deis cada ano um décimo de todos os vossos gados e frutos da terra. Deveis preparar todas as minhas vinhas e vender os meus figos e o meu azeite. Carta de segurança e privilégios dada aos Mouros, 1170 (adaptado) |
7.1 Em relação aos Mouros indica:
- Os seus Direitos
- Os seus deveres
7.2 Em relação aos Cristãos indica:
- Os seus Direitos
- Os seus deveres
7.3 Explica como conseguiram os dois povos viver em paz.
7.4 E tu, se vivesses na época que estás a estudar, e fosses um chefe Mouro ou um chefe cristão, concordavas com este tipo de acordos? Justifica.
8. Completa o texto seguinte, preenchendo os espaços em branco com as palavras do quadro.
Açoteias Mesquita Peninsulares Chaminés Palácios Astrolábio Bibliotecas Muçulmanos Palavras Algarismos Laranjeira Limoeiro Nora
A Longa permanência dos muçulmanos na Península ibérica permitiu que exercessem grande influência na vida dos povos _____________________. Construíram casas com _____________________ e _____________________ rendilhadas, _____________________, locais de culto, _____________________, como o de Alhambra, em Espanha, e _____________________. Deixaram importantes conhecimentos, como o _____________________, que os portugueses utilizaram, no século XV, nas viagens marítimas; os _____________________ que ainda hoje utilizamos, e centenas de _____________________, muitas começadas por “al”. Na agricultura, deixaram novos processos de rega como a _____________________, e trouxeram árvores, como a _____________________, a _____________________ e o _____________________. Podemos concluir que os povos peninsulares beneficiaram da presença dos _____________________ na Península Ibérica.
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
3 Comment(s)
wantend tests
queria testes
os muçulmanos na peninsula iberica
Add Comment