Teste de avaliação – Portugal no século XIII e XIV (2)

1. Lê, atentamente, o seguinte documento:

Neste Portugal viva um milhão de pessoas hierarquizadas em classes, subclasses, grupos e subgrupos. Havia a nobreza, o clero e o povo. Mas a nobreza não era uma única classe social: ricos-homens, cavaleiros e escudeiros distinguiam-se pelos direitos e deveres diferenciados.

O clero também não constituía uma só classe, existia o alto e o baixo clero, o clero regular e o clero secular. Ambos eram, clero e nobreza, grupos privilegiados. Não pagavam impostos, recebiam proteção superior, assumiam direitos sobre os populares.

O Povo não privilegiado, com o encargo de manter, pelo trabalho, as outras duas ordens, dividia-se em vários grupos.

Oliveira Marques, A sociedade medieval Portuguesa (adaptado)

1.1 Completa a seguinte tabela com base nas informações do documento anterior.

Grupos SociaisDireitosDeveresAtividadeDistrações
 

 

 

    
 

 

 

    
 

 

 

    

1.2 Quais eram os grupos privilegiados? Porquê?

1.3 Quais eram os grupos não privilegiados? Porquê?

 

2. Associa corretamente os elementos da coluna A aos elementos da coluna B.

COLUNA A COLUNA B
Concelhos

Coutos

Honras

Reguengos

Terras pertencentes ao Rei

Povoações que beneficiavam da carta de foral

Terras atribuídas à nobreza

Terra do clero

2.1 Explica o que é uma carta de foral.

 

3. Completa o texto, preenchendo os espaços em branco com as seguintes palavras:

Homens-bons    Vizinhos    Externo    Juízes     Artesanato     Concelhos     Senhorios     Concelho    Carta de feira     Burguesia     Carta de foral    Concelhos    Comércio    Obrigações

A vida das pessoas do povo que viviam nos __________________ não era tão difícil com a dos que vivam nos __________________. Os concelhos eram constituídos através de uma __________________ que podia ser dada pelo rei ou pelos senhores do clero e da nobreza. Este documento continha os direitos e as __________________ dos moradores dos concelhos que eram chamados __________________. Estes tinham ainda,__________________ próprios e uma assembleia de __________________, que tratava da administração do __________________.

Nos concelhos urbanos, o povo dedicava-se, principalmente, ao __________________ e ao __________________. As feiras, um dos locais onde se fazia comércio, eram criadas pelo rei através de uma __________________.

          Para além do comércio interno, também o __________________ se tornou muito importante para o reino, tendo os reis publicado várias medidas para o proteger e desenvolver.

          No século XIII, surgiu a __________________ constituída por mercadores e artesãos enriquecidos e instruídos, que passou a desempenhar importantes cargos nos __________________.

 

4. Observa as seguintes imagens: 

Portugal no século XIII e XIV

1 – Sé de Coimbra

Portugal no século XIII e XIV

2 – Mosteiro de Alcobaça

4.1 Identifica os estilos arquitetónicas de cada uma das figuras anteriores.

1 – _________________________            2 – _________________________

4.2 Liga corretamente de acordo com as características dos estilos arquitetónicos.

 

Estilo Românico

 

 

Estilo Gótico

 

 Paredes grossas

Arcos em ogiva

Arcos em volta perfeita

Paredes altas

Muitas janelas

Poucas aberturas

 

5. Das frases seguintes, assinala com um A as que representam as causas da crise no século XIV e com um B as que representam as consequências dessa crise.

___ Peste Negra                                           ___ Diminuição de produção

___ Maus anos agrícolas                              ___ Más condições climatéricas

___ Ocorrência de fomes e doenças          ___ Guerras

___ Aumento do preço dos produtos          ___ Elevado número de mortos

 

6. Assinala com um V as afirmações verdadeiras e com um F as afirmações falsas.

___ A morte de D. Fernando provocou uma crise de sucessão.

___ A legítima herdeira de D. Fernando era D. Leonor Teles.

___ D. Beatriz, segundo o Tratado de Salvaterra de Magos, deveria assumir a regência enquanto não tivesse um filho.

___ A população revoltou-se contra a aclamação de D. Beatriz como rainha de Portugal.

___ O Mestre de Avis obteve o apoio do povo em 1383 e foi aclamado como defensor e regedor do reino.

___ Toda a sociedade portuguesa apoiava D. João, Mestre de Avis.

___ NA Batalha de Aljubarrota, o exército português, conseguiu manter a independência do reino.

___ O Mestre de Avis foi aclamado rei de Portugal nas Cortes de Coimbra de 1385.

 

7. Explica a importância da Batalha de Aljubarrota para a resolução da crise da sucessão.

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.