Teste de avaliação – Sistema reprodutor (2)
1. Para que surja um novo ser, no caso da reprodução sexuada, são necessárias duas células reprodutoras: a masculina e a feminina.
Qual, no caso do Homem, a célula reprodutora:
Masculina? _________________________
Feminina? __________________________
2. As diferenças morfológicas externas que se verificam entre o macho e a fêmea, da mesma espécie, designam-se por caracteres sexuais secundários.
A lista se expressões que se seguem refere-se a caracteres sexuais secundários no rapaz e rapariga.
- Desenvolvimento dos seios E. Alargamento da bacia
- Impulso no crescimento F. Mudança da voz
- Aparecimento de pelos na região púbica G. Aparecimento da barba
- Alargamento dos ombros
2.1. Indica, utilizando as letras:
Dois caracteres sexuais secundários só masculinos;
Dois caracteres sexuais secundários só femininos;
Dois caracteres sexuais secundários comuns ao rapaz e à rapariga.
2.2. Termina a definição seguinte escolhendo a opção correta.
Caracteres sexuais secundários são transformações exteriores do corpo que surgem…….……
- no nascimento
- na puberdade
- no estado adulto
3. A figura seguinte representa os sistemas reprodutores humanos.
3.1. Faz a sua legenda.
3.2. Qual dos esquemas representa o sistema reprodutor feminino?
4 Faz a correspondência entre os termos da coluna I e as expressões da coluna II.
Coluna I | Coluna II | |
Ovários | 1 | Produzem espermatozoides. |
Uretra | 2 | Onde se dá a nidação. |
Trompas de Falópio | 3 | Produzem óvulos. |
Vesículas seminais e Próstata | 4 | Onde ocorre a fecundação. |
Útero | 5 | Lança o esperma para o exterior. |
Testículos | 6 | Produzem um líquido que facilita o transporte dos espermatozoides. |
5. Completa o seguinte texto usando os termos fornecidos.
Termos: Fecundação Óvulo Ovo Ovários Trompas Espermatozoide
Na mulher, uma vez por mês, um _______________sai de um dos seus_________________ e percorre uma das _________________, encaminhando-se para o útero numa longa viagem. Durante este percurso pode encontrar um _______________________ e dá-se a ___________.
Forma-se então o ________________ que é a primeira célula do novo ser vivo.
6. Numera os parêntesis ( ), a partir de 1, de modo a estabelecer o caminho percorrido pelos espermatozoides até encontrarem o óvulo e ocorrer a fecundação.
( ) Vagina ( ) Útero ( 1 ) testículo
( ) Trompa ( ) Uretra ( ) Canal deferente
7. O quadro seguinte refere-se a fenómenos que se passam no sistema reprodutor feminino.
Com setas, faz a correspondência entre os termos da coluna I e as frases da coluna II.
I | II |
Nidação • | • Junção do espermatozoide com um óvulo |
Fecundação • | • Libertação do óvulo pelo ovário |
Ovulação • | • Fixação do embrião às paredes do útero |
7.1. Ordena os fenómenos da coluna I segundo o momento em que acontecem.
8. Na figura seguinte estão representadas algumas fases do desenvolvimento embrionário, que se encontram desordenadas.
8.1. Coloca-as por ordem de desenvolvimento.
8.2. Faz a correspondência entre os termos que se seguem e a letra do esquema que lhes corresponde.
Embrião | Feto | ||
Mórula | Fecundação |
9. Durante a gestação, o novo ser encontra-se no interior do corpo materno.
9.1. Faz a legenda da figura.
1- Parede do útero
2- ________________________
3- ________________________
4- ________________________
5- ________________________
10. Observa o quadro que se segue e estabelece a correspondência correta entre as duas colunas.
Órgãos | Funções | |||
Cordão umbilical | 1 | Permitir a passagem das substâncias do sangue da mãe para o filho e deste para a mãe. | ||
Bolsa das águas | 2 | Proteger o novo ser contra os choques e as diferenças de temperatura. | ||
Placenta | 3 | Ligar o feto à placenta |
11. No final da gravidez dá-se o parto. Indica dois sinais que podem indicar à futura mãe que o parto vai começar.
12. Uma mulher grávida deve respeitar certos cuidados para que a gravidez decorra sem problemas e o bebé nasça saudável.
Indica três cuidados a ter durante a gravidez.
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment