Teste de avaliação – Sistema respiratório (2)
1- Completa a legenda da figura.
1 – ____________________________
2 – ____________________________
3 – ____________________________
4 – ____________________________
5 – ____________________________
6- ____________________________
7 – ____________________________
8- ____________________________
9 – ____________________________
2 – Observa os esquemas A e B que representam os movimentos respiratórios.
2.1 – Escreve debaixo de cada esquema a palavra inspiração ou expiração.
2.2 – Liga corretamente as frases da coluna A aos termos da coluna B.
Frases | Termos |
O esterno e as costelas baixam. Entrada de ar nos pulmões. O volume da caixa torácica diminui. O ar sai dos pulmões. O diafragma e os músculos intercostais contraem e o diafragma desce. O esterno e as costelas sobem e avançam. | Inspiração
Expiração |
3 – Assinala com um V as afirmações verdadeiras e com um F as falsas.
____ O ar expirado contém menos oxigénio que o ar inspirado.
____ Existem diferenças entre o ar inspirado e o ar expirado.
____ O ar expirado é mais quente que o ar inspirado.
____ O ar inspirado contém mais dióxido de carbono que o ar expirado.
____ O ar inspirado e o ar expirado têm a mesma quantidade de azoto.
____ O ar expirado contém menos vapor de água que o ar inspirado.
Corrige as afirmações que consideraste falsas.
4 – Devemos inspirar pelas fossas nasais e não pela boca. Indica duas vantagens de inspirar pelo nariz.
5 – Observa a figura seguinte onde está representado uma fase do processo respiratório que ocorre no homem.
5.1 – Coloca o número da figura a cada um dos termos dados.
a) ____ Ar inspirado
b) ____ Ar expirado
c) ____ Oxigénio
d) ____ Dióxido de carbono
5.2 Indica o nome do processo representado na figura anterior e o sítio onde ocorre.
6. Assinala com um X as atitudes corretas para evitar doenças do sistema respiratório.
a) ____ Arejar a nossa casa.
b) ____ Praticar exercício físico.
c) ____ Fumar um cigarro por dia para aquecer os pulmões.
d) ____ Mastigar e engolir rapidamente a comida, para respirar melhor.
e) ____ Estar constantemente em recintos fechados.
7. Observa atentamente a seguinte figura.
7.1 Faz a legenda da figura.
1 – ____________________________
2 – ____________________________
3 – ____________________________
7.2 Assinala com um X a opção que completa corretamente a frase seguinte.
“As brânquias dos peixes são formadas por numerosas lamelas percorridas por muitos vasos sanguíneos, isto permite…”
___ a) …aumentar os batimentos operculares.
___ b) …filtrar a água, retirando partículas alimentares.
___ c) …aumentar a superfície de contacto com a água.
___ d) …tornar mais eficiente a captação de oxigénio da água.
7.3 Completa as frases que se seguem com as palavras oxigénio ou dióxido de carbono.
A água quando entra pela boca do peixe tem mais _______________________ e menos _______________________ do que a água que sai pela fenda opercular.
Da água passa _______________________ para o sangue das brânquias e do sangue das brânquias passa _______________________ para a água.
7.4 Como se designa a hematose realizada pelos peixes?
8. Os peixes não necessitam de viver no ar para respirarem. Respiram sempre dentro de água. Explica por que motivo nos aquários é conveniente ter sempre um tubo a deitar bolhas de ar.
9. Ao estudar o ritmo do movimento dos opérculos numa truta, conforme a quantidade de oxigénio dissolvido na água, observaram-se os resultados registados no seguinte quadro:
Oxigénio dissolvido por litro de água | Movimento dos opérculos por minuto |
8,6 | 24 |
7,5 | 32 |
6 | 40 |
5 | 48 |
9.1 Estabelece uma relação entre o oxigénio dissolvido na água e o ritmo do movimento dos opérculos da truta.
9.2 Assinala com um X a frase que traduz a interpretação correta da experiência.
____ O peixe não pode viver sem dióxido de carbono.
____ O peixe necessita que a água passe mais vezes nas brânquias.
____ Os peixes não se afogam.
____ Os peixes respiram também por pulmões.
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment