Teste de avaliação – Sistema respiratório (2)

1- Completa a legenda da figura.

   Teste de avaliação – Sistema respiratório

1 – ____________________________

2 – ____________________________

3 – ____________________________

4 – ____________________________

5 – ____________________________

6- ____________________________

7 – ____________________________

8- ____________________________

9 – ____________________________

 

2 – Observa os esquemas A e B que representam os movimentos respiratórios.

Teste de avaliação – Sistema respiratório

2.1 – Escreve debaixo de cada esquema a palavra inspiração ou expiração.

2.2 – Liga corretamente as frases da coluna A aos termos da coluna B.

Frases

Termos

O esterno e as costelas baixam.

Entrada de ar nos pulmões.

O volume da caixa torácica diminui.

O ar sai dos pulmões.

O diafragma e os músculos intercostais contraem e o diafragma desce.

O esterno e as costelas sobem e avançam.

Inspiração

 

 

Expiração

 

3 – Assinala com um V as afirmações verdadeiras e com um F as falsas.

____ O ar expirado contém menos oxigénio que o ar inspirado.

____ Existem diferenças entre o ar inspirado e o ar expirado.

____ O ar expirado é mais quente que o ar inspirado.

____ O ar inspirado contém mais dióxido de carbono que o ar expirado.

____ O ar inspirado e o ar expirado têm a mesma quantidade de azoto.

____ O ar expirado contém menos vapor de água que o ar inspirado.

Corrige as afirmações que consideraste falsas.

 

 4 – Devemos inspirar pelas fossas nasais e não pela boca. Indica duas vantagens de inspirar pelo nariz.

 

5 – Observa a figura seguinte onde está representado uma fase do processo respiratório que ocorre no homem.

Teste de avaliação – Sistema respiratório

5.1 – Coloca o número da figura a cada um dos termos dados.

a) ____ Ar inspirado

b) ____ Ar expirado

c) ____ Oxigénio

d) ____ Dióxido de carbono

5.2 Indica o nome do processo representado na figura anterior e o sítio onde ocorre.

 

6. Assinala com um X as atitudes corretas para evitar doenças do sistema respiratório.

a) ____ Arejar a nossa casa.

b) ____ Praticar exercício físico.

c) ____ Fumar um cigarro por dia para aquecer os pulmões.

d) ____ Mastigar e engolir rapidamente a comida, para respirar melhor.

e) ____ Estar constantemente em recintos fechados.

 

7. Observa atentamente a seguinte figura.

Teste de avaliação – Sistema respiratório

7.1 Faz a legenda da figura.

1 – ____________________________

2 – ____________________________

3 – ____________________________

7.2 Assinala com um X a opção que completa corretamente a frase seguinte.

“As brânquias dos peixes são formadas por numerosas lamelas percorridas por muitos vasos sanguíneos, isto permite…”

___ a) …aumentar os batimentos operculares.

___ b) …filtrar a água, retirando partículas alimentares.

___ c) …aumentar a superfície de contacto com a água.

___ d) …tornar mais eficiente a captação de oxigénio da água.

7.3 Completa as frases que se seguem com as palavras oxigénio ou dióxido de carbono.

A água quando entra pela boca do peixe tem mais _______________________ e menos _______________________ do que a água que sai pela fenda opercular.

Da água passa _______________________ para o sangue das brânquias e do sangue das brânquias passa _______________________ para a água.

7.4 Como se designa a hematose realizada pelos peixes?

 

8. Os peixes não necessitam de viver no ar para respirarem. Respiram sempre dentro de água. Explica por que motivo nos aquários é conveniente ter sempre um tubo a deitar bolhas de ar.

 

9. Ao estudar o ritmo do movimento dos opérculos numa truta, conforme a quantidade de oxigénio dissolvido na água, observaram-se os resultados registados no seguinte quadro:

Oxigénio dissolvido por litro de água

Movimento dos opérculos por minuto
8,624
7,532
640
5

48

9.1 Estabelece uma relação entre o oxigénio dissolvido na água e o ritmo do movimento dos opérculos da truta.

9.2 Assinala com um X a frase que traduz a interpretação correta da experiência.

____ O peixe não pode viver sem dióxido de carbono.

____ O peixe necessita que a água passe mais vezes nas brânquias.

____ Os peixes não se afogam.

____ Os peixes respiram também por pulmões.

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.