Teste de avaliação – Importância da água para os seres vivos (1)
1. A água é um dos bens mais preciosos que a Terra nos oferece. Sem ela, a vida seria impossível porque as funções indispensáveis aos seres vivos deixariam de se realizar.
Transcreve do texto a expressão que explica a importância da água para os seres vivos.
2. A figura 1 indica a percentagem de água que entra na constituição de alguns seres vivos.
2.1. Dos seres vivos representados qual é o que tem maior percentagem de água (faz um círculo à sua volta).
2.2. Das frases que se seguem, sublinha as que traduzem funções da água no organismo humano.
a) Regula a temperatura do corpo; c) Transporta substâncias;
b) Permite a locomoção; d) Faz crescer os cabelos.
3. A água é um bem da Natureza indispensável à Vida na Terra. Esta cobre grande parte da superfície terrestre onde se encontra em três estados.
3.1. Utilizando as letras A, B e C, indica qual o sector do gráfico correspondente a:
Vapor de água na atmosfera ____
Oceanos e mares ____
Gelos polares, glaciares, rios, lagos e lençóis de água ____
3.2. Faz a correspondência correta entre a coluna A e a coluna B.
Coluna A | Coluna B | |
Chuva . | ||
Neve . | . Estado Líquido | |
Vapor de água . | . Estado Sólido | |
Geada . | . Estado Gasoso | |
Oceano . |
4. Observa com atenção a figura e as legendas que se seguem. Completa-a conforme for devido com os termos:
Condensação | Precipitação | Evaporação | Solidificação |
5. O Alexandre, para preparar uma sobremesa juntou gelatina em pó à água quente e mexeu muito bem.
Responde utilizando os termos: Soluto; Dissolução e Solvente.
5.1. Que nome se dá ao pó que se juntou à água?
5.2. E à água que dissolveu o pó?
5.3. Que nome se dá ao fenómeno representado na figura?
6 Da lista de substâncias que se seguem sublinha aquelas que são insolúveis na água.
Sal Farinha Óleo Açúcar Azeite Arroz
7. Ao estudarmos as propriedades da água pura, verificamos que ela é: incolor, inodora e insípida.
Explica o que significam estes termos.
Incolor
Inodora
Insípida
8. Das propriedades que se seguem indica, sublinhando aquelas que são propriedades da água potável.
Incolor
Cheiro agradável
Sabor agradável
Sem micróbios patogénicos
Insípida
Azulada
Inodora
Com micróbios patogénicos
9. Como sabes existem vários tipos de tratamento de água: fervura, decantação, filtração e cloração. As figuras seguintes representam quatro desses tratamentos.
A | B | C | D |
9.1. Faz a legenda da figura com o nome dos processos de tratamento de água. | |||
A- | B- | ||
C- | D- |
9.2. Entre as expressões que se seguem indica aquela que traduz a finalidade do processo com uma cruz.
a) Retirar as substâncias em suspensão. |
b) Retirar as substâncias dissolvidas. |
c) Eliminar os microrganismos. |
d) Retirar as substâncias em depósito. |
10. Lê a notícia e responde às questões que se seguem.
“Milhares de peixes mortos cobrem as areias da lagoa de Melides e a água está esverdeada e coberta de espuma. Entre as espécies de peixes mortos encontram-se robalos, enguias, douradas e bogas.
Esta catástrofe ambiental, uma das maiores ocorridas no país, teve origem, segundo análises à água da lagoa, numa descarga de pesticidas utilizados na cultura do arroz.”
Telejornal, 2003-07-07
10.1. Que aspeto apresentava a água da lagoa?
10.2. Refere a causa da morte dos peixes.
11. Entre as expressões que se seguem, indica, colocando as letras nos espaços ( ) as que se referem a causas de poluição da água e a processos para a sua preservação.
a) Lançar lixo nos rios.
b) Não colocar as máquinas de lavar loiça ou roupa a trabalhar sem estarem cheias.
c) Infiltração no solo de adubos e pesticidas que escoam nos rios e mares.
d) Não lavar os porões dos petroleiros em alto mar.
e) Evitar o desperdício de água
f) Lançar resíduos industriais e orgânicos aos rios.
g) Tratar as águas residuais.
h) Lançar produtos petrolíferos para o mar.
11.1. Causas da poluição da água – ( ), ( ), ( ), ( ), ( )
11.2. Processos para a preservação da água – ( ), ( ), ( ), ( ), ( )
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment