Teste Diagnóstico – O mundo romano no apogeu do império  (1)

1. Observa atentamente o mapa e o friso cronológico do documento 1.

    O mundo romano no apogeu do império

1.1 Localiza no espaço e no tempo o Império Romano.

1.2 Explicita o conceito de império.

 

 2. Analisa cuidadosamente o documento 2.

Roma, pouco depois da sua fundação, começou a dominar os povos vizinhos, que eram muito aguerridos. Estendeu cada vez mais os seus domínios, subjugando todos os que lhe resistiam […]. Após a conquista da Itália, Roma ambicionou dominar toda a terra: expulsou do mar Mediterrâneo os Cartagineses, cujas forças marítimas eram consideráveis; conquistou a Macedónia que era, nessa altura, o mais próspero dos reinos existentes; e, em seguida, nenhum povo lhe conseguiu resistir. […] Hoje, não há ninguém, no mundo civilizado, que não reconheça Roma como a senhora do Universo e que recuse obedecer-lhe.

Dionísio de Halicarnasso (historiador greco-romano do século I a. C.),  Antiguidades Romanas

  Documento 2

2.1 Identifica os dois povos principais que os Romanos tiveram de vencer para construir o seu Império.

2.2 Por que razão os Romanos chamavam Mare Nostrum ao Mar Mediterrâneo?

 

3 Atenta nos documentos 3 a 6.

O mundo romano no apogeu do império

O mundo romano no apogeu do império

3.1 Apresenta três instrumentos, usados pelos Romanos, para a integração dos povos conquistados. 

3.2 O documento 5 atesta uma das características da economia romana.

3.2.1 Indica essa característica.

3.2.2 Refere as vantagens desse tipo de economia.

 

4. Examina o documento 7.

Os habitantes das margens do rio Bétis [Guadalquivir] adotaram completamente os costumes romanos, esquecendo até a sua própria língua. […] Pouco falta para serem inteiramente romanos. As cidades edificadas, como Pax Julia [Beja], Emerita Augusta [Mérida], Caesaraugusta [Saragoça] e várias outras, provam essas mudanças na sociedade. Aos hispânicos que seguem este modo de viver chamam togados (por usarem a toga, uma peça de vestuário tipicamente romana), incluindo-se neste número muitos Celtiberos.

Estrabão (geógrafo greco-romano do século I d. C.),  Geografia III

Documento 7

4.1 Dá três exemplos de cidades romanas da Península Ibérica, localizadas no território atualmente português.

4.2 Na Península Ibérica, tal como noutras regiões do Império, processou-se uma profunda romanização.

4.2.1 Explica em que consistiu a romanização.

 

5. Analisa atentamente o texto que se segue.

          Nas cidades do Império Romano, os mais ricos viviam em grandes vivendas – as ____________, enquanto os mais pobres viviam nas _____________, edifícios com vários pisos, onde habitavam muitas famílias. O _____________ situava-se no centro da cidade e nele tinham lugar as principais instituições políticas, os tribunais, os templos e também algum comércio. Durante a tarde, os romanos iam às ____________ onde podiam fazer ginástica, cuidar da higiene e, também, conviver. As famílias mais ricas tinham mesmo banhos privados, nas suas casas.

5.1 Completa o texto com as palavras em falta.

5.2 Identifica os quatro principais grupos em que se dividia a sociedade romana.

 

6. Analisa os documentos 10 e 11.

O mundo romano no apogeu do império

6.1 Identifica o novo regime político a que o documento 10 faz referência.

6.2 Explica os poderes do Imperador Romano. 

 

7. Observa os documentos 12 e 13.

O mundo romano no apogeu do império

7.1 Indica dois elementos arquitetónicos de influência grega visíveis no documento 12.

7.2 Caracteriza a arte romana.

 

8. Imagina que és um Legionário Romano acabado de chegar à Península Ibérica.

8.1 Descreve o teu dia-a-dia, referindo tudo o que vais ensinando às populações locais sobre a tua civilização.

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!