Teste de avaliação – População (1)

1. Observa o gráfico da figura 1.

População

1.1 Faz a legenda da figura:

1 – _________________________________

2 – _________________________________

3 – _________________________________

1.2 Descreve o crescimento da população mundial até ao final do séc. XVII.

1.3 Caracteriza do ponto de vista demográfico a fase 3 da evolução mundial, atendendo às taxas de natalidade, mortalidade e crescimento natural.

1.4 Qual foi o acontecimento histórico que provocou a passagem da fase 1 para a fase 2 da evolução da população mundial.

1.5 Explica em que consistiu a “explosão demográfica”.

1.6 indica qual o grupo de países que mais contribuiu para este fenómeno.

 

2. Das seguintes afirmações, assinala as verdadeiras com um V e as falsas com um F.

____ A – No regime demográfico primitivo o crescimento natural era muito elevado.

____ B – Na atualidade a natalidade é muito elevada em países em desenvolvimento.

____ C – Nos países em desenvolvimento o Índice de fecundidade é baixo.

 ____ D – Os Países industrializados apresentam valores de esperança média de vida elevados.

____ E – O continente europeu é o principal responsável pela atual explosão demográfica.

____ F – Atualmente, Portugal encontra-se no regime Primitivo.

2.1 Corrige as afirmações que consideraste falsas.

 

3. Observa atentamente o gráfico da figura 2.

População

3.1 Indica a que grupo de países pertence o País A. Justifica a tua resposta.

3.2 Descreve a evolução da Taxa de natalidade no País A.

3.3 Indica três causas responsáveis pelos valores da Taxa de Natalidade, no País A. 

3.4 Qual dos países – A ou B – apresenta na atualidade, TCN mais elevado? Justifica a tua resposta. 

3.5 Indica três causas que justifiquem a descida acentuada da Taxa de natalidade do País B.

3.6 Refere as causas de morte em cada um destes conjuntos de países (A e B).

3.7 Refere três nomes de países que apresentam a evolução demográfica representada pelo país B.

3.8 Qual a fase do modelo de Transição Demográfica, em que se encontram os países representados?

 

4. Descobre os erros e redige corretamente as seguintes frases:

A – A população jovem é predominante nos países desenvolvidos porque as condições de vida são melhores e a fecundidade é elevada.

 B – A melhoria da assistência médico-sanitária provoca um aumento da taxa de natalidade nos países em desenvolvimento.

C – A diminuição da natalidade constitui o primeiro passo para a transição demográfica nos países pobres e pouco desenvolvidos.

 

5. Analisa os gráficos da figura 3.

População

5.1 Identifica o tipo de população representado nas pirâmides A e B.

5.2 Identifica o tipo de países representados nas pirâmides A e B, quanto ao seu grau de desenvolvimento.

5.3 Refere em que pirâmide a TN é maior. Justifica a tua resposta.

5.4 Dá uma justificação para o estreitamento da base da pirâmide A.

5.5 Refere três consequências resultantes da evolução da população do país representado na pirâmide A.

5.6 Que medidas adotarias para resolver esses problemas? (indica 4 medidas)

 

6. Justifica a seguinte afirmação:

“A população portuguesa sofre de duplo envelhecimento.”

 

7. O quadro 1 representa alguns indicadores demográficos e económicos relativos a quatro países com localização geográfica diversa.

IndicadoresPaíses
ABCD
População (em milhões)82.1966.29.958.2
Índice de fecundidade1.33.11.46.3
Taxa de mortalidade infantil5717111
Esperança média de vida77637543
Calorias / habitante / dia3330241536581845
N.º de médicos / 100 mil habitantes319482914
Despesas com educação (em % PNB)4.83.45.54
PNB per capita*2828037011010260

* PNB (produto nacional bruto) – valor de todos os bens e serviços produzidos por agentes económicos de um país dentro e fora das suas fronteiras, num dado período, geralmente um ano, a dividir pelo total de habitantes.

7.1 Indica o país onde o número de filhos por mulher é mais elevado.

7.2 Indica o país onde a assistência médica é menor. Justifica a tua resposta.

7.3 Identifica o país com maiores carências alimentares.

7.4 Identifica o tipo de países representados no quadro pelas letras A, B, C e D, quanto ao grau de desenvolvimento.

 


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