6º Ano – HGP
6º Ano – HGP é uma disciplina essencial para aprofundar o conhecimento sobre a história do país e a organização do território, preparando os alunos para compreenderem melhor a sociedade e o mundo que os rodeia. Nesta página reunimos fichas de trabalho, exercícios, testes e resumos de 6º Ano – HGP, organizados por unidades temáticas.
Os conteúdos abrangem temas centrais como a formação do território português, a história política e social, os descobrimentos, a geografia física e humana de Portugal, regiões e recursos naturais, mapas e orientação, bem como noções de cidadania e sustentabilidade. Cada recurso foi criado para apoiar tanto o estudo autónomo do aluno como o trabalho em sala de aula com professores ou explicadores.
Disponibilizamos materiais gratuitos que permitem praticar e rever conteúdos, assim como uma área exclusiva para membros, onde é possível aceder a fichas completas com soluções, prontas a imprimir, testes organizados por unidades e recursos complementares que tornam a aprendizagem do 6º Ano – HGP mais clara, estruturada e eficaz.
Explora as diferentes unidades desta página e descobre atividades que vão ajudar a consolidar os conhecimentos de 6º Ano – HGP, promovendo competências de análise histórica e geográfica essenciais para o sucesso escolar e para a compreensão do mundo em que vivemos.
A – PORTUGAL DO SÉCULO XVIII AO SÉCULO XIX
1 – Portugal no século XVIII
|
| Nome |
Ficha informativa |
Ficha de trabalho |
Outros recursos |
| 1. As características do império português dos séculos XVII e XVIII |
(1) |
(1) |
|
| 2. As características do poder político no tempo de D. João V |
(1) |
(1) |
|
| 3. A sociedade portuguesa no século XVIII |
|
|
|
| 4. A arte no tempo de D. João V |
|
|
|
| 5. A ação governativa do Marquês de Pombal |
(1) |
(1) |
|
| Teste de avaliação – Portugal no século XVIII |
(1) (2) |
2 – O triunfo do liberalismo
|
| Nome |
Ficha informativa |
Ficha de trabalho |
Outros recursos |
| 1. Revolução francesa e as invasões napoleónicas |
(1) |
(1) |
|
| 2. Revolução liberal de 1820 |
(1) |
(1) |
|
| 3. As consequências da Revolução liberal de 1820 |
(1) |
|
|
| 4. Processo de afirmação da monarquia liberal |
(1) |
|
|
| Teste de avaliação – O triunfo do liberalismo |
(1) (2) |
3 – Portugal na segunda metade do século XIX
|
| Nome |
Ficha informativa |
Ficha de trabalho |
Outros recursos |
| 1. A modernização das atividades produtivas |
(1) |
(1) (2) |
|
| 2. O desenvolvimento das vias de comunicação e dos meios de transporte |
|
|
|
| 3. Medidas tomadas pelos liberais na educação e na justiça |
|
|
|
| 4. O aumento da população e o êxodo rural na segunda metade do século XIX |
(1) |
(1) |
|
| 5. As características da sociedade e a vida quotidiana na segunda metade do século XIX |
(1) |
|
|
| 6. A arte na segunda metade do século XIX |
|
|
|
| Teste de avaliação – Portugal na segunda metado do século XIX |
(1) (2) |
B – PORTUGAL DO SÉCULO XX
1 – A revolução republicana
|
| Nome |
Ficha informativa |
Ficha de trabalho |
Outros recursos |
| 1. As razões da queda da monarquia constitucional |
(1) |
|
|
| 2. O funcionamento do regime da primeira república e os seus símbolos |
(1) |
|
|
| 3. As principais realizações da primeira república |
|
|
|
| 4. O fim da primeira república e a instauração da ditadura militar em 1926 |
|
|
|
| Teste de avaliação – A revolução republicana |
(1) |
2 – Os anos de ditadura
|
| Nome |
Ficha informativa |
Ficha de trabalho |
Outros recursos |
| 1. Salazar e a construção do Estado Novo |
(1) |
|
|
| 2. A difusão das ideias do Estado Novo e a repressão para com os opositores |
(1) |
|
|
| 3. Os principais movimentos de resistência ao Estado Novo |
(1) |
|
|
| 4. O colonialismo português e a guerra colonial |
(1) |
|
|
| Teste de avaliação – Os anos de ditadura |
(1) (2) |
3 – O 25 de Abril de 1974 e a construção da democracia até à atualidade
|
| Nome |
Ficha informativa |
Ficha de trabalho |
Outros recursos |
| 1. O golpe militar de 25 de Abril de 1974 |
|
(1) |
|
| 2. As consequências do 25 de Abril de 1974 |
|
(1) |
|
| 3. Órgãos de poder democrático |
|
|
|
| 4. Conquistas, dificuldades e desafios que Portugal enfrenta no nosso tempo |
|
|
|
| Teste de avaliação – O 25 de Abril de 1974 e a construção da democracia até á atualidade |
|
4 – Espaços em que Portugal se integra
|
| Nome |
Ficha informativa |
Ficha de trabalho |
Outros recursos |
| 1. União Europeia |
|
|
|
| 2. Outras organizações internacionais em que Portugal se integra |
|
|
|
| Teste de avaliação – Espaços em que Portugal se integra |
(1) |
1 – População portuguesa
|
| Nome |
Ficha informativa |
Ficha de trabalho |
Outros recursos |
| 1. A importância dos recenseamentos |
|
|
|
| 2. A evolução da população em Portugal e a sua relação com o crescimento natural |
|
|
|
| 3. O contributo do saldo migratório na evolução da população em Portugal |
|
|
|
| 4. A distribuição da população em Portugal |
|
|
|
| 5. A evolução da população portuguesa por grupos etários |
|
|
|
| 6. O duplo envelheciento da população em Portugal |
|
|
|
| Teste de avaliação – População portuguesa |
|
2 – Os lugares onde vivemos
|
| Nome |
Ficha informativa |
Ficha de trabalho |
Outros recursos |
| 1. Característics da população rural e urbana e os seus modos de vida |
|
|
|
| 2. A desigual dinâmica populacional das áreas rurais e das áreas urbanas |
|
|
|
| 3. A atratividade exercida pelas áreas urbanas |
|
|
|
| Teste de avaliação – Os lugares onde vivemos |
|
3 – As atividades económicas que desenvolvemos
|
| Nome |
Ficha informativa |
Ficha de trabalho |
Outros recursos |
| 1. A repartição das atividades económicas po setores |
|
|
|
| 2. A evolução da distribuição da população por setores de atividade em Portugal |
|
|
|
| 3. As características da agricultura em Portugal |
|
|
|
| 4. A importância da floresta em Portugal |
|
|
|
| 5. A atividade piscatória em Portugal |
|
|
|
| 6. A evolução da indústria em Portugal |
|
|
|
| 7. A crescente importância das energias renováveis |
|
|
|
| 8. O comércio em Portugal |
|
|
|
| 9. A crescente importância dos serviços |
|
|
|
| Teste de avaliação – As atividades económicas que desenvolvemos |
|
4 – Como ocupamos os tempos livres
|
| Nome |
Ficha informativa |
Ficha de trabalho |
Outros recursos |
| 1. A importância dos transportes na sociedade atual |
|
|
|
| 2. A importância das telcomunicações na sociedade atual |
|
|
|
| 3. A desigual distribuição da prática do lazer e do turismo |
|
|
|
| 4. A importância da preservação do património |
|
|
|
| Teste de avaliação – Como ocupamos os tempos livres |
|
Se procuras materiais de qualidade para estudar 6º Ano – HGP, chegaste ao sítio certo! Aqui encontrarás fichas, testes e resumos organizados de forma clara, tornando o estudo mais fácil e eficaz. O conteúdo é atualizado regularmente, com novos recursos a serem adicionados, permitindo que os alunos continuem a aprofundar os seus conhecimentos sobre história, geografia e cidadania de forma progressiva e motivadora.
Este espaço foi pensado para apoiar alunos, pais e professores que procuram recursos fiáveis de 6º Ano – HGP, com materiais gratuitos e conteúdos exclusivos para membros. Assim, tens sempre à disposição ferramentas práticas para acompanhar o ano letivo, reforçar aprendizagens e preparar-te da melhor forma para testes e avaliações.
7 Comment(s)
Isto foi muito bom mas não consigo fazer os testes no programa
Olá Lourenço, obrigado pelo teu comentário!
Atualmente, é possível continuar a visualizar as fichas no nosso site sem ser membro. No entanto, para imprimi-las e teres acesso às soluções dos exercícios terás de te tornar membro.
Ao tornares-te membro, terás acesso a diversas vantagens exclusivas:
* Download das fichas para uso offline
* Acesso às soluções completas dos exercícios, permitindo um estudo mais autónomo e eficaz
* Acesso a conteúdos exclusivos
* Navegação livre de publicidade
Torna-te membro aqui: https://bemexplicado.pt/membership-account/membership-levels/ e aproveite todos os benefícios! Estamos aqui para ajudar no seu percurso de aprendizagem!
Adoro este site, é muito mais fácil para eu estudar
boa noite ,gostaria se pudessem atualizar a disciplina de hgp ,pois assim eu poderia ajudar nos estudos da minha filha.mais uma vez obrigada pela vossa aençao.cumprimentos elisabete tavares
godtei do site e acho que vai ser util
gosto
é que vai mesmo ser útil.
Add Comment