Ficha de Trabalho – Correção e conservação dos solos (2)
1. O esquema seguinte representa uma atividade experimental que tem como finalidade pôr em evidência os efeitos da erosão sobre o solo.
Observa atentamente a figura:
1.1 Que observas:
1.1.1 No copo A –
1.1.2 No copo B –
1.2 Como interpretas os resultados obtidos?
1.3 Com base nesta experiência, indica um processo de conservação dos solos.
2. Assinala com uma X os comportamentos que são adequados.
____ Colocar mais postos de vigia nas florestas.
____ Utilizar mais adubos químicos que estrume.
____ Alternar as plantas que se cultivam num terreno.
____ Plantar árvores em zonas pouco arborizadas.
____ Organizar campanhas de informação sobre a boa estão dos solos.
3. Lê, atentamente, a seguinte notícia.
LIXEIRA GIGANTE JUNTO AO NOVO ESTÁDIO
Uma mata de pinheiros e eucaliptos, perto do novo estágio, em Taboeira, esconde uma lixeira a céu aberto.
Nas traseiras do estádio para o Euro 2004 há de tudo m pouco. Sucata de toda a espécie e muito lixo a demonstrar que a consciência ambiental, em muita gente, é coisa que não existe.
JN, 2003-05-26
3.1 Qual o poluente do solo referido na notícia?
3.2 Apesar das lixeiras terem sido encerradas em Portugal, novas lixeiras vão aparecendo. Justifica, recorrendo a uma frase da notícia, o aparecimento dessas lixeiras.
3.3 Nesta lixeira há um pouco de tudo.
Das medidas a seguir indicadas, assinala com um X, as que poderiam evitar formação de lixeiras.
____ A – Colocar o lixo em ecopontos ou ecocentros.
____ B – Lavrar o solo.
____ C – Reciclar o lixo.
____ D – Queimar o lixo a céu aberto.
____ E – Reutilizar o lixo.
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment