Ficha de Trabalho – Forças (2)
1. Classifica as afirmações que se seguem em verdadeiras (V) e falsas (F).
As forças de atração gravitacional são forças atrativas ou repulsivas entre dois corpos do Universo.
A massa de um corpo é uma medida da quantidade de matéria que ele contém.
O valor do peso de um corpo é tanto maior quanto maior for a latitude do lugar.
Um corpo pesa na Lua cerca de seis vezes mais do que na Terra.
São forças de natureza magnética que mantêm os planetas em órbita à volta do Sol.
2. Lê, atentamente, o texto seguinte:
Lançamento de satélites geostacionários.
“Para colocar um satélite em órbita é necessário “vencer” a força gravítica e a força da resistência do ar (tu sentes essa força, por exemplo, quando corres).
Um satélite geostacionário, satélite que acompanha o movimento da Terra, é lançado primeiro com o auxílio de um foguetão que o coloca a cerca de 36 000 km da Terra, bem acima da atmosfera terrestre. Depois, pequenos foguetes auxiliares comunicam-lhe a velocidade horizontal adequada para ficar em órbita.
Alguns satélites não geostacionários têm vida curta por terem órbitas que cruzam partes baixas da atmosfera terrestre. A resistência do ar fá-los perder velocidade e eles acabam por cair”
a. O que é uma satélite geostacionário?
b. Que forças são necessário vencer para colocar um satélite em órbita?
c. A que altitude é colocado um satélite geostacionário?
d. Porque é que alguns satélites não geostacionários têm vida curta?
3. A atração exercida pelo Sol e pela Lua sobre a Terra provoca um fenómeno interessante – as marés.
Relativamente a este fenómeno, completa as frases de forma a ficarem corretas.
As marés são ____________ do nível das ____________ dos oceanos que alternadamente ____________ e ____________.
Quando a maré enche, o nível das ____________ vai ____________ durante, aproximadamente_________ horas, até que atinge a _________ _____________.
O efeito de maré devido à influência da ____________ é superior ao efeito da maré, devido à atração do _____________.
As marés vivas ocorrem nas fases de lua ____________ e de lua ______________.
Quando a Lua está em quarto crescente ou quarto _____________ temos marés _____________.
4. Já deves ter visto no cinema ou na televisão imagens de astronautas a caminhar na superfície lunar, parecem “flutuar”. Isto explica-se pelo facto de: (Seleciona a opção correta)
O peso e a massa dos astronautas serem menores no Espaço do que na Terra.
A massa dos astronautas diminuir com a sua distância à Terra.
A força gravitacional que a Lua exerce sobre os astronautas ser menor.
A força gravitacional entre a Lua e um corpo na sua superfície ser maior do que a força gravitacional entre esse mesmo corpo e a Terra.
5. Assinala os locais pesarias mais.
Perto do Pólo Norte
Perto do equador
Em Angola
Em Portugal
Na Lua
6. “Um pacote de açúcar pesa 1 kg”. Esta é uma frase que tu ouves com frequência no dia-a-dia, mas que está errada sob o ponto de vista físico.
a. O que está errado na frase?
b. Como deverias dizer para a frase ser correta sob o ponto de vista físico?
7. Alguns planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra, foram visitados por seres extraterrestres!…
Na Tabela indica-se a massa dos extraterrestres e o valor do seu peso em cada um dos planetas que visitaram. Para responderes às questões que te são colocadas, lembra-te que, na Terra, um corpo de massa 1 kg pesa cerca de 10 N.
Extraterrestres | Massa(kg) | Peso(N) |
A | 10 | 200 |
B | 20 | 40 |
C | 20 | 200 |
D | 40 | 80 |
a. Qual dos extraterrestres visitou a Terra?
b. Quais foram os extraterrestres que “aterraram” no mesmo planeta?
c. Se todos tivessem “aterrado” no mesmo planeta, qual deles teria maior peso? Justifica.
d. Qual seria o valor aproximado, do peso de cada extraterrestre na Terra?
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment