Ficha de Trabalho – Importância da saúde individual e comunitária (3)

1. A saúde é um fator essencial da vida humana.

1.1. O que entendes por:

1.1.1. Saúde (de acordo com a definição da OMS)?

1.1.2. Indicadores de saúde?

1.2. Dá exemplo de dois:

1.2.1. Fatores que influenciam a saúde.

 

2. Elabora um pequeno texto onde expliques a frase seguinte:

Os cuidados de saúde ao nível da prevenção podem ser primários, secundários e terciários. “

 

3. A esperança de vida à nascença, isto é, o número de anos previsíveis de vida que um determinado indivíduo pode atingir no país onde vive, é um dos indicadores que pode ser utilizado para determinar o estado de saúde de uma população. O gráfico da figura representa a esperança de vida à nascença, em Portugal, no período entre 1920 e 2000.

Importância da saúde individual e comunitária

3.1. Diz como tem variado a esperança de vida à nascença, em Portugal.

3.2. Quais os principais motivos que explicam essa variação.

3.3. Relativamente ao ano 2000, refere qual a esperança de vida à nascença de uma criança do sexo feminino.

 

4. Lê a notícia.

” Vinte trabalhadores deram ontem entrada no Hospital Amadora-Sintra, por terem, alegadamente, inalado produtos tóxicos provenientes de uma fábrica localizada nas imediações. A empresa em causa, que produz inseticidas, fungicidas e herbicidas agrícolas, vai suspender a laboração pelo menos até segunda-feira. Eram cerca de 11h00 quando os trabalhadores sentiram um cheiro intenso, semelhante ao do gás. Passado algum tempo, alguns trabalhadores começaram a desmaiar. Ao local acorreram equipas dos bombeiros e da Proteção Civil, elementos da Inspeção-geral de Saúde e a delegada de saúde do Cacém. Para o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, o cheiro pestilento tem origem na produção do inseticida agrícola pela fábrica. No entender da Proteção Civil, a fábrica só deverá retomar a produção do produto depois da apresentação de relatórios científicos credíveis, que, em princípio, serão elaborados pelo Instituto Ricardo Jorge. Mas o diretor industrial da fábrica nega a existência de qualquer relação entre a produção do inseticida e o incidente. Este responsável reconhece o mau cheiro, mas alega que ele sempre existiu.”

Público

4.1. Qual o fator ambiental que alterou o estado de saúde dos trabalhadores?

4.2. Quais os agentes poluentes em causa?

4.3. Caso a situação se repita novamente, refere no teu entender, o que deveria ser feito.

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.

” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!