Ficha de Trabalho – Qualidade e conservação da água (3)

1. Das propriedades que se seguem assinala com um X aquelas que são características da água potável:

___ Incolor                           ___ Salgada                              ___ Azul

___ Cheiro agradável         ___ Sabor agradável                ___ Inodora 

___ Transparente                 ___ Sem micróbios patogénicos

    

2.Observa a seguinte figura.

Qualidade e conservação da água

2.1 Legenda cada um dos processos anteriores:

1 – ____________________          

2 – ____________________

3 – ____________________          

4 – ____________________

5 – ____________________

2.2 Indica quais dos processos representados na figura são os adequados para retirar substâncias em suspensão.

 

 

3. Observa atentamente o seguinte esquema:

Qualidade e conservação da água

3.1 Constrói a legenda da imagem:

A – ____________________

B – ____________________

C – ____________________

D – ____________________

E  – ____________________

3.2 Transcreve a opção que indica o que representa o conta-gotas:

___ Filtração         ___ Desinfeção               ___ Decantação

3.3 Explica por que motivo a primeira e a última figura do esquema são semelhantes.

3.4 Dá um título à figura anterior.

 

4. Observa o seguinte gráfico que representa o consumo de água em diversas atividades.

Qualidade e conservação da água

Com base no gráfico indica:

4.1 A atividade humana que consome maior quantidade de água.

4.2 A percentagem aproximada de água gasta no consumo doméstico.

4.3 Refere duas outras utilizações de água pelo Homem.

 

 5. Assinala com um X as atitudes corretas.

A – Para a higiene pessoal devemos utilizar:

  1. ___A banheira cheia de água.
  2. ___O duche.

B – Quando lavamos os dentes devemos:

  1. Fechar a torneira enquanto e escovam os dentes.
  2. Deixar correr a água para que esteja fresca.

C – Para regar as plantas devemos:

  1. Usar um regador.
  2. Utilizar uma mangueira.

D – Quando se lava pouca roupa devemos:

  1. Utilizar o programa normal.
  2. Programar a máquina para meia carga.

E – Quando é preciso lavar o carro devemos:

  1. Ir à lavagem manual.
  2. Ir à lavagem automática.

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.