Ficha de Trabalho – Qualidade e conservação da água (3)
1. Das propriedades que se seguem assinala com um X aquelas que são características da água potável:
___ Incolor ___ Salgada ___ Azul
___ Cheiro agradável ___ Sabor agradável ___ Inodora
___ Transparente ___ Sem micróbios patogénicos
2.Observa a seguinte figura.
2.1 Legenda cada um dos processos anteriores:
1 – ____________________
2 – ____________________
3 – ____________________
4 – ____________________
5 – ____________________
2.2 Indica quais dos processos representados na figura são os adequados para retirar substâncias em suspensão.
3. Observa atentamente o seguinte esquema:
3.1 Constrói a legenda da imagem:
A – ____________________
B – ____________________
C – ____________________
D – ____________________
E – ____________________
3.2 Transcreve a opção que indica o que representa o conta-gotas:
___ Filtração ___ Desinfeção ___ Decantação
3.3 Explica por que motivo a primeira e a última figura do esquema são semelhantes.
3.4 Dá um título à figura anterior.
4. Observa o seguinte gráfico que representa o consumo de água em diversas atividades.
Com base no gráfico indica:
4.1 A atividade humana que consome maior quantidade de água.
4.2 A percentagem aproximada de água gasta no consumo doméstico.
4.3 Refere duas outras utilizações de água pelo Homem.
5. Assinala com um X as atitudes corretas.
A – Para a higiene pessoal devemos utilizar:
- ___A banheira cheia de água.
- ___O duche.
B – Quando lavamos os dentes devemos:
- Fechar a torneira enquanto e escovam os dentes.
- Deixar correr a água para que esteja fresca.
C – Para regar as plantas devemos:
- Usar um regador.
- Utilizar uma mangueira.
D – Quando se lava pouca roupa devemos:
- Utilizar o programa normal.
- Programar a máquina para meia carga.
E – Quando é preciso lavar o carro devemos:
- Ir à lavagem manual.
- Ir à lavagem automática.
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment