Select menu item

Ficha Informativa – Processo de afirmação da monarquia liberal (1)

A luta entre liberais e absolutistas

As Primeiras conspirações

A Revolução Liberal Portuguesa (1820) trouxe alterações que não agradaram a todos os Portugueses, originando dois grupos rivais que se confrontavam:

  • Os Liberais – na sua maioria burgueses que defendiam a monarquia liberal.
  • OS Absolutistas – D. Carlota Joaquina e D. Miguel, juntamente com o Clero e a Nobreza, conspiraram contra o Liberalismo e pretendiam voltar a impor a monarquia absoluta.

Esta situação agravou-se com a morte de D. João VI, em 1826.

O legítimo herdeiro do trono, D. Pedro, já era imperador do Brasil. Por isso, D. Pedro abdicou do trono português em favor da sua filha, D. Maria da Glória, com duas condições:

– D. Maria da Glória casaria com o tio, D. Miguel;

– D. Miguel juraria a Carta Constitucional, outorgada por D. Pedro a Portugal, em 1827;

Contudo, D. Miguel desrespeitou a Carta Constitucional, que estipulava a separação dos poderes políticos, e proclamou-se rei absoluto.

 

A Guerra Civil

          Começou um período de perseguições aos liberais. Os que não conseguiram fugir foram mortos ou presos. Ao saber o que se passava em Portugal D. Pedro resolveu deixar o Brasil e vir para a Europa.

Em 1832, D. Pedro IV, liderando um grupo de liberais, que resistiram ao absolutismo, na ilha Terceira dos Açores. Desembarcaram no Mindelo e dirigiram-se para o Porto.

As tropas absolutistas cercaram a cidade durante vários meses. Os liberais resistiram e os absolutistas acabaram por levantar o cerco e fugir para sul.

Estava iniciada a guerra civil, que durou entre 1832-1834. As tropas absolutistas foram derrotadas nas batalhas de Almoster e de Asseiceira. D. Miguel assinou a paz na Convenção de Évora-Monte, saiu de Portugal e o liberalismo e a monarquia constitucional triunfaram.

 D. Miguel

 Processo de afirmação da monarquia liberal

D. Pedro

Processo de afirmação da monarquia liberal

D. Miguel nasceu em Queluz, em 1802. Foi o terceiro filho varão de D. João VI e de D. Carlota Joaquina. Recebeu o cognome de o “Usurpador”, por se ter apoderado ilegitimamente do trono português. Era defensor do absolutismo e o líder dos absolutistas portugueses, na sua maioria nobres e clérigos. Estes deviam manter os seus privilégios, como não pagar impostos. Em 1828, dissolveu as Cortes, proclamou-se rei absoluto, possuidor de todos os poderes políticos. Os liberais foram perseguidos. Morreu na Alemanha, em 1866.D. Pedro nasceu em Queluz, em 1798. Foi o segundo filho varão de D. João VI e de D. Carlota Joaquina. Recebeu o cognome de o “Libertador”, por ter libertado Portugal do absolutismo do seu irmão, D. Miguel. Esta era a grande divergência entre os dois. Para D. Pedro, a liberdade e a igualdade de todos perante a lei eram valores fundamentais, considerando que o clero e a nobreza tinham de pagar impostos e que o rei devia partilhar o seu poder para uma governação mais eficaz. Em 1832, regressou a Portugal para implantar o liberalismo. Dois anos depois e após uma violenta guerra civil, os liberais saíram vitoriosos. Morreu em setembro de 1834.

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.