1 – Padre António Vieira – Sermão de Santo António aos Peixes | |||||
Nome | Ficha Informativa | Ficha de Trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Critica social e alegoria | |||||
2. Objetivos da eloquência (docere, delectare e movere) | |||||
3. Linguagem e estilo | |||||
4. Intenção persuasiva e exemplaridade | |||||
5. Divisão e classificação de orações | |||||
6. Classes e subclasses de palavras | |||||
7. Coerência e coesão textual | |||||
8. Discurso Político | |||||
Testes Diagnósticos |
2 – Almeida Garrett – Frei Luís de Sousa | |||||
Nome | Ficha Informativa | Ficha de Trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Frei Luís de Sousa – Texto integral | |||||
2. Frei Luís de Sousa – Linguagem e estilo | |||||
3. A dimensão patriótica e a sua expressão simbólica | |||||
4. O Sebastianismo: História e ficção | |||||
5. A dimensão trágica | |||||
6. Frei Luís de Sousa – Características românticas | |||||
7. Frei Luís de Sousa – Personagens principais | |||||
8. Funções sintáticas | |||||
9. Estruturas frásicas e discursivas | |||||
10. Campo lexical | |||||
11. Dêixis | |||||
Testes Diagnósticos |
3 – Camilo Castelo Branco – Amor de Perdição | |||||
Nome | Ficha Informativa | Ficha de Trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Contextualização Histórico-literária | |||||
2. Construção do herói romântico | |||||
3. O amor-paixaõ e a construção do herói romantico | |||||
4. Obra como crónica da mudança social | |||||
5. A linguagem e o estilo | |||||
6. O narrador | |||||
7. Relações entre personagens | |||||
8. Funções sintáticas | |||||
9. Divisão e classificação de orações | |||||
10. Dêixis | |||||
11. Coesão textual | |||||
Testes Diagnósticos |
4 – Eça de Queirós – Os Maias | |||||
Nome | Ficha Informativa | Ficha de Trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Representação do sentimento e da paixão: diversificação da intriga amorosa | |||||
2. Características trágicas das personagens | |||||
3. A complexidade do espaço – espaços e seu valor simbólico | |||||
4. A representação de espaços sociais e a crítica de costumes: os ambientes e as personagens | |||||
5. Formação de palavras | |||||
6. Classificação de orações | |||||
7. Discurso indireto | |||||
8. Reprodução do discurso no discurso | |||||
9. Uso expressivo de adjetivo, advérbio e diminutivo | |||||
10. A descrição do real e o papel das sensações | |||||
11. O debate | |||||
Testes Diagnósticos |
5 – Antero de Quental – Sonetos completos | |||||
Nome | Ficha Informativa | Ficha de Trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Configurações do ideal | |||||
2. A angústia existencial | |||||
3. Linguagem, estilo e estrutura | |||||
4. Campo semântico | |||||
5. Processos fonológicos | |||||
6. Artigo de divulgação científica | |||||
Testes Diagnósticos |
6 – Cesário Verde – Cânticos do Realismo | |||||
Nome | Ficha Informativa | Ficha de Trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Apresentação da cidade e dos tipos sociais | |||||
2. Deambulação e imaginação: o observador acidental | |||||
3. Linguagem, estilo e estrutura | |||||
4. O imaginário épico | |||||
5. Perceção sensorial e transfiguração poética do real | |||||
6. Classificação de orações | |||||
7. Funções sintáticas | |||||
Testes Diagnósticos |