Teste de avaliação – População (3)
GRUPO I
1. Completa as frases com os termos adequados.
Os recenseamentos são ___________________________ feitos à população com a periocidade de _______ anos. A partir dos dados recolhidos pode saber-se a ___________________________ das taxas de natalidade, de ________________________ ou do crescimento natural entre outros.
2. Observa atentamente a figura 1.
2.1 Indica os dois continentes com maior população absoluta no período considerado.
2.2 Indica os dois continentes cujo crescimento, entre 2002 e 2005, se situa entre 100 e 280 milhões de pessoas.
2.3 Indica o continente onde a população diminuiu no tempo considerado.
3. Completa o quadro com os conceitos e respetivas definições:
CONCEITOS | DEFINIÇÕES |
Número de nados-vivos, em valor absoluto, ocorridos durante um ano, numa região. | |
Taxa de mortalidade |
|
Diferença entre os valores absolutos da natalidade e da mortalidade. | |
Número de óbitos de crianças com menos de um ano por cada mil nados-vivos, ocorridos num ano. | |
Número de anos que vive, em média, a população de um país ou região. |
4. Considera as informações relativas a dados de populações de duas localidades (A e B).
Localidade A: nasceram 136 crianças e faleceram 114 pessoas.
Localidade B: nasceram 17 crianças e morreram 24 pessoas.
4.1 Calcula o crescimento natural de cada uma das localidades.
Localidade A | Localidade B |
|
4.2 Compara os resultados obtidos.
5. “Os ritmos de crescimento da população mundial têm apresentado grandes variações ao longo dos tempos. Podem-se considerar três grandes períodos de crescimento demográfico.”
5.1 Tendo em conta as afirmações anteriores, completa o texto que se segue com a chave.
primitiva revolução demográfica elevadas diminuíram
idêntica aumentou muito lento explosão demográfica aumento
aumentar desenvolvidos reduzida igualmente crescimento
em desenvolvimento regime demográfico primitivo aumento
Até ao início do séc. XVIII o crescimento foi _________________. Do séc. XVIII até ao séc. XX verificou-se um ______________________ progressivo. Já na atualidade este _________________ tem-se tomado mais intenso.
O primeiro período corresponde a uma situação típica duma sociedade __________________ ou agrícola. A taxa de crescimento natural era muito _________________ devido às taxas de natalidade e às ___________________ taxas de mortalidade. A situação demográfica era _________________ em toda a Terra.
No segundo período a população _____________________ devido a profundas alterações socioeconómicas. As taxas de natalidade começaram a _____________________ e as taxas de mortalidade _______________________. A este período de crescimento populacional dá-se a designação de ________________________________________________.
No terceiro período a população mundial sofreu grande ______________________ principalmente a partir de 1936, a que se deu o nome de ______________________________ que não se fez sentir ___________________ em todos os continentes.
Existem duas situações distintas, uma típica dos países _________________________ e outra dos ______________________________.
6. Das seguintes afirmações relativas ao Regime Demográfico Primitivo, assinala com um X as falsas.
___ O crescimento natural era muito elevado.
___ A natalidade era elevada e constante.
___ As principais causas da mortalidade eram as fomes, as pestes e as guerras.
___A esperança média de vida era muito elevada.
Das questões que se seguem, assinala com um X a resposta mais correta:
A explosão demográfica é um fenómeno que tem origem:
A – Nos novos países industrializados.
B – Nos países menos avançados.
C – Nos países em desenvolvimento.
D – Nas cidades dos países desenvolvidos.
A explosão demográfica tem origem sobretudo na:
A – Diminuição da natalidade que se regista nos países em desenvolvimento.
B – Diminuição da mortalidade que se regista nos países desenvolvidos.
C – Diminuição da fertilidade que se regista nos países desenvolvidos.
D – Diminuição da mortalidade que se regista nos países em desenvolvimento.
7. Atualmente, em Portugal, a taxa de natalidade é considerada muito baixa.
Refere dois fatores que explicam estes valores.
GRUPO II
1. Observa as Figuras 1 e 2, que representam a estrutura etária de dois países.
1.1 Indica a figura que representa uma estrutura etária mais jovem.
1.2 Faz corresponder cada figura a um dos países seguintes:
República Democrática do Congo Bélgica.
Fig. 1- ____________________________________
Fig. 2- ____________________________________
2. Nas Figuras 3 e 4 estão representadas as pirâmides de idades da Bélgica e da República Democrática do Congo.
2.1 Identifica a pirâmide que denuncia uma Taxa de Natalidade elevada.
2.2 Identifica a pirâmide mostra uma Esperança de Vida maior.
2.3 Justifica a resposta da questão anterior.
2.4 Como se denominam as classes etárias que apresentam um aspeto como a classe dos 35 aos 39 anos, na pirâmide da Fig. 4?
2.5 Classifica a estrutura etária da população da República Democrática do Congo.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment