Teste de avaliação – População (5)

1. Observa a figura 1.

   População

1.1 Identifica as três etapas de crescimento populacional mundial.

  • Até 1750
  • De 1750 a 1950
  • De 1950 até à atualidade

 1.2 Completa as frases utilizando as seguintes expressões:

Crescimento muito rápido ou explosivoCrescimento lentoCrescimento rápido

O período de crescimento da população denominado Regime Demográfico Primitivo é caracterizado por um ____________ da população.

O período da Revolução Demográfica é caracterizado por um ___________da população.

O período da Explosão Demográfica é caracterizado por um ___________ da população.

 

2. Sintetiza os conhecimentos adquiridos completando o quadro que se segue.

Etapas de CrescimentoTaxa de Natalidade

(Elevada/Fraca)

Taxa de Mortalidade

(Elevada/Fraca)

Taxa de Cresc. Natural (Elevada/Fraca)Aumento da população

(Lento/Rápido/Muito rápido)

Regime Demográfico Primitivo    
Revolução Demográfica    
Explosão DemográficaPaíses Desenvolvidos    
Países em Desenvolvimento    

 

3. Lê com atenção o texto que se segue.

“O nosso planeta terá 6 000 milhões de habitantes no ano 2 000. Esta verdadeira explosão demográfica ameaça todos os equilíbrios (…). Se a atual taxa de crescimento da população mundial (1,8%) se mantiver, bastarão 39 anos para se passar dos 5 aos 10 mil milhões. Tratar-se-ia porventura da maior catástrofe ecológica com que a nossa espécie jamais se vira confrontada”.

3.1 Faz um comentário ao texto, realçando as possíveis consequências, implícitas no mesmo. 

3.2 Indica o verdadeiro nome do indicador referido na frase sublinhada.

3.3 Indica as principais fontes de informação utilizadas pelos demógrafos no estudo da população.

3.4 Apresenta dois indicadores imprescindíveis para uma análise das diferenças regionais observáveis, ao nível do crescimento populacional no Globo.

3.5 Assinala com um V (verdadeiro) ou um F (falso) as seguintes afirmações:

_____ a) – A População Absoluta é o nº de habitantes de uma determinada região, num dado ano;                  

_____ b) – A Natalidade exprime-se em permilagem;                                           

_____ c) – A Tx. de Mort. Infantil relaciona os óbitos com menos de 1 ano, com o total de nascimentos;   

_____ d) – Nados-vivos significa: nascimentos com vida;                                      

_____ e) – Saldo Fisiológico é o mesmo que Crescimento Natural;                       

_____ f) – A Taxa de Crescimento Natural permite verificar o crescimento da população de um país;   

_____ g) – O Índice de Renovação das Gerações é de 2,1 filhos por casal;         

 

4. Analisa atentamente a figura 2 e responde às questões que se seguem.

População

 4.1 Faz a leitura do gráfico, indicando para cada região, a respetiva taxa de Natalidade.

4.2 Explica a grande diferença de valores, verificada na Taxa de Natalidade, entre a Europa e África.

4.3 Dá uma noção de Índice Sintético de Fecundidade.

4.4 Indica o continente onde se registam os valores mais reduzidos no Índice Sintético de Fecundidade.

 

5. Analisa atentamente a figura 3 e responde às questões que se seguem.

População

 5.1 Descreve como se distribui a Taxa de Mortalidade no Mundo.

5.2 Explica os valores deste indicador no continente africano.

5.3 Explica os valores deste indicador no continente europeu.

 

6. Observa atentamente a figura 4.

População

6.1 Caracteriza quanto à forma as pirâmides A e B.

6.2 Refere dois países com uma estrutura etária semelhante à da pirâmide A.

6.3 Menciona o grupo de países a que corresponde a pirâmide B.

6.4 Justifica a resposta anterior.

6.5 Considerando as pirâmides A e B, indica as afirmações verdadeiras com V e as falsas com F.

a)   – A pirâmide A é característica de um país:b)   – A pirâmide B é característica de um país:
1 -___ com uma taxa de natalidade baixa;

2 -___ com uma elevada esperança média de vida;

3 -___ com uma taxa de natalidade elevada.

4 -___ com uma taxa de natalidade baixa;

5 -___ com uma reduzida esperança média de vida;

6 -___ com uma taxa de natalidade elevada.

 6.6 Identifica a pirâmide referente a cada afirmação, colocando as letras A ou B no início de cada frase.

1 -___ População jovem;

2 -___ Existência de classes ocas;

3 -___ Natalidade elevada;

4 -___ População idosa pouco numerosa;

5 -___ Elevada esperança média de vida;

6- ___ Pirâmide de um país em vias de desenvolvimento;

7 -___ Pirâmide de um país desenvolvido;

8 -___ Ausência de classes ocas.

 

 7. Lê com atenção o texto que se segue.

Os governos tendem a definir políticas demográficas sempre que o número de habitantes é inferior ou superior àquele que consideram mais conveniente para a organização da vida socioeconómica dos respetivos países. Desde há muito que diferentes conceções têm vindo a ser defendidas pelos vários teóricos. No entanto, de um modo geral, podem considerar-se como divididas em dois grandes tipos.

7.1 Define política demográfica.

7.2 Indica os tipos de políticas demográficas a que a frase sublinhada faz alusão.

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – bemexplicado@hotmail.com porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para bemexplicado@hotmail.com.
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!


Notas:

  1. Os ficheiros encontram-se em formato PDF, se não possuíres o software adequado (ou se este se encontrar desatualizado) podes fazer o download da última versão do Software Adobe Reader AQUI!
  2. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar utiliza, por exemplo, o nosso fórum.
  3. No caso de detetares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – bemexplicado@hotmail.com porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  4. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para bemexplicado@hotmail.com.
  5. Os conteúdos da nossa página vão sendo atualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objetivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projeto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objetivo é o teu Sucesso escolar!

2 Comment(s)

  • by helena fontes Posted Outubro 25, 2024 6:11 pm

    esquece ja consegui

  • by helena fontes Posted Outubro 25, 2024 6:10 pm

    eu nao consigo ver a ficha para estudar

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.