Teste de avaliação – Portugal na 2ª metade do século XIX (1)
1-Completa as frases:
Em meados do século XIX, Portugal estava:
- Destruído – devido às ______________________ e à ____________________;
- Empobrecido – devido ____________________ e _______________________;
- Atrasado – falta de _______________________________________________.
2 – Refere três medidas tomadas para aumentar a produção agrícola.
3 – Diz o que entendes por “direito de morgadio”.
4 – Assinala as respostas certas.
No século XIX, começou-se a cultivar:
_____ Arroz ______ Kiwi ______ batata ______ abacaxi
5 – Completa o quadro com as palavras ou expressões seguintes:
- Máquina a vapor
- Pequenas oficinas
- Fábrica
- O artesão executa todas as tarefas
- O operário executa apenas uma tarefa
- Maior quantidade de produtos
- Menor quantidade de produtos
Produção artesanal | Produção mecanizada |
|
6 – Observa a figura.
6.1 – Identifica o meio de transporte representado na figura.
6.2 – Refere o meio de transporte mais rápido do século XIX.
7- Lê o documento 2.
Doc.2
“Ao fundo… era o gabinete de trabalho de Jacinto (…). Lá constantemente sons curtos e secos retiniam … Tique, tique, tique! Craque, craque ! Trr, trre !…
Era o meu amigo comunicando!”
Eça de Queirós, Civilização, (adaptado).
7.1– Refere um meio de comunicação que o Sr. Jacinto poderia estar a utilizar.
8 – Dá respostas simples e completa as seguintes frases:
Dois materiais utilizados na arquitetura: ___________ / ____________
O nome de um escritor: _________________________________________
O nome de um pintor açoriano: ____________________________________
O nome de um caricaturista: ______________________________________
9 – No que se refere aos direitos humanos, ocorram duas grandes alterações.
Assinala com duas cruzes essas duas modificações:
_____ Abolição da pena de morte.
_____ Extinção da escravatura no reino.
_____ Extinção da escravatura em todos os territórios portugueses.
_____ Abolição da cadeia perpétua.
10 – Preenche, de forma sintética, o quadro seguinte.
Atividades (duas) | |
Alimentação (principais produtos) |
|
Vestuário |
|
Habitações (interiores) | |
Divertimentos: (dois) |
11 – Completa o texto, preenchendo os espaços em branco com as palavras ou expressões seguintes:
ricas – ópera – operariado – iluminação pública – burguesia – bailes – teatro – passeios calcetados – Porto – água canalizada – rede de esgotos – abundante – festas – cafés – recolha de lixo – variada – transportes públicos – habitantes – vendedores ambulantes – cinema – pregões – Lisboa
Durante a segunda metade do século XIX, as duas principais cidades do país, _________ e ______________, cresceram em _________________. Nelas predominava a ________________ e o _______________. Figuras típicas das cidades eram os _____________________________, que anunciavam os seus produtos através de ________________. A maneira de viver das classes populares era completamente diferente da das classes mais _________________. Estas, para além de fazerem uma alimentação mais ____________________ e ________________, vestiam-se seguindo a moda e reuniam-se em ________________ e ________________ ou _________________. Frequentavam a ________________ e o ________________ e, no final do século, também o ____________.
Ao longo deste século, as cidades foram-se modernizando, não só com a introdução dos ____________________________, mas também com a __________________ , a _________________, a __________________________, a __________________________ e os _______________________.
12 – No século XIX o número de habitantes aumenta. Refere os motivos.
13 – O que entendes por êxodo rural.
14 – Refere o nome do país que recebeu mais emigrantes portugueses no século XIX.
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment