Teste de avaliação – Portugal na 2ª metade do século XIX (1)

1-Completa as frases:

Em meados do século XIX, Portugal estava:

  • Destruído – devido às ______________________ e à ____________________;
  • Empobrecido – devido ____________________ e _______________________;
  • Atrasado – falta de _______________________________________________.

 

2 – Refere três medidas tomadas para aumentar a produção agrícola.

 

3 – Diz o que entendes por “direito de morgadio”.

 

4 – Assinala as respostas certas.

No século XIX, começou-se a cultivar:

_____ Arroz           ______ Kiwi         ______ batata             ______ abacaxi

 

5 – Completa o quadro com as palavras ou expressões seguintes:

  • Máquina a vapor
  • Pequenas oficinas
  • Fábrica
  • O artesão executa todas as tarefas
  • O operário executa apenas uma tarefa
  • Maior quantidade de produtos
  • Menor quantidade de produtos
Produção artesanalProdução mecanizada
 

 

 

 

 

 

 

 

 

6 – Observa a figura.

Teste de avaliação – Portugal na 2ª metade do século XIX

6.1 – Identifica o meio de transporte representado na figura.

6.2 – Refere o meio de transporte mais rápido do século XIX. 

 

7- Lê o documento 2.

Doc.2

“Ao fundo… era o gabinete de trabalho de Jacinto (…). Lá constantemente sons curtos e secos retiniam … Tique, tique, tique! Craque, craque ! Trr, trre !…

Era o meu amigo comunicando!”

Eça de Queirós, Civilização, (adaptado).

7.1– Refere um meio de comunicação que o Sr. Jacinto poderia estar a utilizar.

 

 

8 – Dá respostas simples e completa as seguintes frases:

Dois materiais utilizados na arquitetura: ___________ / ____________

O nome de um escritor: _________________________________________

O nome de um pintor açoriano: ____________________________________

O nome de um caricaturista: ______________________________________

 

9 – No que se refere aos direitos humanos, ocorram duas grandes alterações.

Assinala com duas cruzes essas duas modificações:

_____ Abolição da pena de morte.

_____ Extinção da escravatura no reino.

_____ Extinção da escravatura em todos os territórios portugueses.

_____ Abolição da cadeia perpétua.

 

10 – Preenche, de forma sintética, o quadro seguinte.

Atividades (duas) 
Alimentação

(principais produtos)

 

 

Vestuário  

 

Habitações

(interiores)

 
Divertimentos:

(dois)

 

 

11 – Completa o texto, preenchendo os espaços em branco com as palavras ou expressões seguintes:

ricas – ópera – operariado – iluminação pública – burguesia – bailes – teatro – passeios calcetados – Porto – água canalizada – rede de esgotos – abundante – festas – cafés – recolha de lixo – variada – transportes públicos – habitantes – vendedores ambulantes – cinema – pregões – Lisboa

Durante a segunda metade do século XIX, as duas principais cidades do país, _________ e ______________, cresceram em _________________. Nelas predominava a ________________ e o _______________. Figuras típicas das cidades eram os _____________________________, que anunciavam os seus produtos através de ________________. A maneira de viver das classes populares era completamente diferente da das classes mais _________________. Estas, para além de fazerem uma alimentação mais ____________________ e ________________, vestiam-se seguindo a moda e reuniam-se em ________________ e ________________ ou _________________. Frequentavam a ________________ e o ________________ e, no final do século, também o ____________.

Ao longo deste século, as cidades foram-se modernizando, não só com a introdução dos ____________________________, mas também com a __________________ , a _________________, a __________________________, a __________________________ e os _______________________.

 

12 – No século XIX o número de habitantes aumenta. Refere os motivos.

 

13 – O que entendes por êxodo rural.

 

14 – Refere o nome do país que recebeu mais emigrantes portugueses no século XIX. 

 

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.

” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.