Teste de avaliação – Diversidade dos animais (2)

1. Em cada uma das questões seguintes assinala com um X a resposta correta.

1.1 O pinheiro é:

  1. Ser inanimada.
  2. Ser vivo.
  3. Nem uma coisa, nem outra.

1.2 Seres vivos são os seres que:

  1. Realizam as funções vitais.
  2. Se deslocam.
  3. Nascem.

1.3 Zoologia é o ramo da Biologia que estuda:

  1. Todos os seres.
  2. Os animais.
  3. As plantas.

1.4 A Hidrosfera é:

  1. Parte sólida da Terra.
  2. Uma camada gasosa.
  3. Toda a água da Terra.

1.5 O ambiente da baleia é:

  1. Terrestre.
  2. Aquático de água doce.
  3. Marinho

1.6 O Carapau tem forma:

  1. Cilíndrica.
  2. Esférica.
  3. Fusiforme.

1.7 O corpo do cão:

  1. Tem simetria radial.
  2. Tem simetria bilateral.
  3. Não Tem simetria.

1.8 A camada mais superficial da pele dos vertebrados é:

  1. A epiderme.
  2. A derme.
  3. A quitina.

1.9 As penas das aves evitam as trocas de calor entre o corpo do animal e o meio ambiente. Por isso são:

  1. Impermeáveis.
  2. Rémiges.
  3. Isoladoras.

1.10 Nem todos os tipos de revestimento mantêm constante a temperatura do corpo. Esta função é própria:

  1. Das escamas.
  2. Dos pelos e penas.
  3. Da pele nua.

1.11 A lagartixa tem escamas de origem:

  1. Réptil.
  2. Dérmica.
  3. Epidérmica.

1.12 O caracol tem o corpo protegido por uma concha que é:

  1. Bivalve
  2. Univalve
  3. Nem uma coisa nem outra.

1.13 O cavalo pode correr velozmente porque assenta no solo:

  1. Toda a planta do pé.
  2. Só a ultima falange, com um casco.
  3. Apenas os dedos.

1.14 Os membros posteriores mais desenvolvidos que os anteriores e dobrados em Z, permitem a um animal:

  1. A reptação.
  2. O salto.
  3. O voo.

1.15 O pato desloca-se facilmente na agua porque possui nas patas uma adaptação a este meio. São as:

  1. Barbatanas.
  2. Membranas alares.
  3. Membranas interdigitais.

1.16 A quilha e os ossos ocos são adaptações dos animais que:

  1. Voam.
  2. Nadam.
  3. Rastejam.

1.17 O morcego pode voar porque possui:

  1. Asas com penas.
  2. Membranas alares.
  3. Asas com nervuras de quitina.

1.18 O chimpanzé tem dentição completa e alimenta-se de vegetais e de pequenos animais. Trata-se de um animal:

  1. Omnívoro.
  2. Herbívoro.
  3. Carnívoro.

1.19 Vários animais herbívoros tem a dentição incompleta, com um intervalo entre os dentes da frente e os de trás, chamado:

  1. Molar.
  2. Barra.
  3. Canino.

1.20 O mocho é uma ave carnívora, que caça de noite pequenos animais. As suas patas:

  1. Tem dedos longos e finos.
  2. Possuem membrana interdigital.
  3. São fortes e possuem garras.

 

2. Observa a figura seguinte:

Diversidade dos animais

Completa o seguinte quadro:

AnimalForma do corpoTipo de RevestimentoForma de locomoção
Arara   
Lapa   
Chimpanzé   
Carpa   
Jibóia   
Caranguejo   
   
Abelha   

 

 

3. Observa a figura seguinte e lê atentamente o texto:

Diversidade dos animais

Para os guarda-rios conseguir o alimento, coloca-se num ramo sobranceiro ao rio e aguarda a passagem dos peixes. Quando os avista, faz um voo picado e mergulha na vertical. Com o bico longo e pontiagudo apanha o peixe, que mata e engole depois.

3.1 Qual é o regime alimentar do guarda-rios?

3.2 Onde é que o guarda-rios espera, com atenção, a passagem dos peixes.

3.3 Que sentido lhe permite a descoberta da presa?

3.4 Como se aproxima dela?

3.5 Com que “arma” faz a captura?

 

4. Faz a ligação entre e os termos e as frases:

Termos Frases
Fecundação Conjunto de comportamentos que os animais manifestam antes, durante e após o acasalamento.
Reprodução Função dos seres vivos pela qual dão origem a ovos seres semelhantes.
Parada nupcial União de um espermatozoide com um óvulo.

 

5. Observa a imagem seguinte:

Diversidade dos animais

5.1 Assinala com um X quais os casais que apresentam dimorfismo sexual.

5.2 Justifica a tua resposta.

 

6. Na figura seguinte está representado o comportamento dos gansos-patolas na época de reprodução.

Diversidade dos animais

6.1 Coloca as letras das imagens junto das frases que descrevem cada fase do ritual.

___ O macho aponta o bico para cima.

___ O macho pavoneia-se de bico levantado, enquanto a fêmea baixa a cabeça.

___ O macho anuncia a sua chegada exibindo as patas abertas.

___ O par inclina a cabeça e afasta-se em marcha.

___ A fêmea exibe-se batendo as asas.

 

7. Define animais vivíparos e ovíparos, dando um exemplo para cada um deles.

 

8. Observa a imagem seguinte onde estão representadas as etapas de desenvolvimento da traça-tigre.

Diversidade dos animais

8.1 Ordena as etapas pelas letras que as designam.

8.2 A traça-tigre apresenta metamorfoses completas ou incompletas? Justifica a tua resposta.

 

9. Lê o seguinte texto e observa a imagem.

Diversidade dos animais

O linguado muda o aspeto do seu revestimento de acordo com o fundo das águas onde se mantem imóvel, confundindo-se completamente com o lodo ou a areia, durante as horas de luz. Alimentando-se, à noite, de crustáceos e outros animais marinhos.

9.1 Esta capacidade do linguado mudar o seu aspeto tem o nome de:

a) Hibernação

b) Mimetismo

c) Imobilidade

9.2 A mudança de cor do linguado está relacionada com o fator:

a) Temperatura

b) Humidade

c) Luz

9.3 Podemos considerar que durante o dia, esta alteração do linguado é um meio de:

a) Repouso

b) Defesa

c) Locomoção

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.