Teste de avaliação – Diversidade dos animais (2)
1. Em cada uma das questões seguintes assinala com um X a resposta correta.
1.1 O pinheiro é:
- Ser inanimada.
- Ser vivo.
- Nem uma coisa, nem outra.
1.2 Seres vivos são os seres que:
- Realizam as funções vitais.
- Se deslocam.
- Nascem.
1.3 Zoologia é o ramo da Biologia que estuda:
- Todos os seres.
- Os animais.
- As plantas.
1.4 A Hidrosfera é:
- Parte sólida da Terra.
- Uma camada gasosa.
- Toda a água da Terra.
1.5 O ambiente da baleia é:
- Terrestre.
- Aquático de água doce.
- Marinho
1.6 O Carapau tem forma:
- Cilíndrica.
- Esférica.
- Fusiforme.
1.7 O corpo do cão:
- Tem simetria radial.
- Tem simetria bilateral.
- Não Tem simetria.
1.8 A camada mais superficial da pele dos vertebrados é:
- A epiderme.
- A derme.
- A quitina.
1.9 As penas das aves evitam as trocas de calor entre o corpo do animal e o meio ambiente. Por isso são:
- Impermeáveis.
- Rémiges.
- Isoladoras.
1.10 Nem todos os tipos de revestimento mantêm constante a temperatura do corpo. Esta função é própria:
- Das escamas.
- Dos pelos e penas.
- Da pele nua.
1.11 A lagartixa tem escamas de origem:
- Réptil.
- Dérmica.
- Epidérmica.
1.12 O caracol tem o corpo protegido por uma concha que é:
- Bivalve
- Univalve
- Nem uma coisa nem outra.
1.13 O cavalo pode correr velozmente porque assenta no solo:
- Toda a planta do pé.
- Só a ultima falange, com um casco.
- Apenas os dedos.
1.14 Os membros posteriores mais desenvolvidos que os anteriores e dobrados em Z, permitem a um animal:
- A reptação.
- O salto.
- O voo.
1.15 O pato desloca-se facilmente na agua porque possui nas patas uma adaptação a este meio. São as:
- Barbatanas.
- Membranas alares.
- Membranas interdigitais.
1.16 A quilha e os ossos ocos são adaptações dos animais que:
- Voam.
- Nadam.
- Rastejam.
1.17 O morcego pode voar porque possui:
- Asas com penas.
- Membranas alares.
- Asas com nervuras de quitina.
1.18 O chimpanzé tem dentição completa e alimenta-se de vegetais e de pequenos animais. Trata-se de um animal:
- Omnívoro.
- Herbívoro.
- Carnívoro.
1.19 Vários animais herbívoros tem a dentição incompleta, com um intervalo entre os dentes da frente e os de trás, chamado:
- Molar.
- Barra.
- Canino.
1.20 O mocho é uma ave carnívora, que caça de noite pequenos animais. As suas patas:
- Tem dedos longos e finos.
- Possuem membrana interdigital.
- São fortes e possuem garras.
2. Observa a figura seguinte:
Completa o seguinte quadro:
Animal | Forma do corpo | Tipo de Revestimento | Forma de locomoção |
Arara | |||
Lapa | |||
Chimpanzé | |||
Carpa | |||
Jibóia | |||
Caranguejo | |||
Rã | |||
Abelha |
3. Observa a figura seguinte e lê atentamente o texto:
Para os guarda-rios conseguir o alimento, coloca-se num ramo sobranceiro ao rio e aguarda a passagem dos peixes. Quando os avista, faz um voo picado e mergulha na vertical. Com o bico longo e pontiagudo apanha o peixe, que mata e engole depois.
3.1 Qual é o regime alimentar do guarda-rios?
3.2 Onde é que o guarda-rios espera, com atenção, a passagem dos peixes.
3.3 Que sentido lhe permite a descoberta da presa?
3.4 Como se aproxima dela?
3.5 Com que “arma” faz a captura?
4. Faz a ligação entre e os termos e as frases:
Termos | Frases | |
Fecundação | Conjunto de comportamentos que os animais manifestam antes, durante e após o acasalamento. | |
Reprodução | Função dos seres vivos pela qual dão origem a ovos seres semelhantes. | |
Parada nupcial | União de um espermatozoide com um óvulo. |
5. Observa a imagem seguinte:
5.1 Assinala com um X quais os casais que apresentam dimorfismo sexual.
5.2 Justifica a tua resposta.
6. Na figura seguinte está representado o comportamento dos gansos-patolas na época de reprodução.
6.1 Coloca as letras das imagens junto das frases que descrevem cada fase do ritual.
___ O macho aponta o bico para cima.
___ O macho pavoneia-se de bico levantado, enquanto a fêmea baixa a cabeça.
___ O macho anuncia a sua chegada exibindo as patas abertas.
___ O par inclina a cabeça e afasta-se em marcha.
___ A fêmea exibe-se batendo as asas.
7. Define animais vivíparos e ovíparos, dando um exemplo para cada um deles.
8. Observa a imagem seguinte onde estão representadas as etapas de desenvolvimento da traça-tigre.
8.1 Ordena as etapas pelas letras que as designam.
8.2 A traça-tigre apresenta metamorfoses completas ou incompletas? Justifica a tua resposta.
9. Lê o seguinte texto e observa a imagem.
O linguado muda o aspeto do seu revestimento de acordo com o fundo das águas onde se mantem imóvel, confundindo-se completamente com o lodo ou a areia, durante as horas de luz. Alimentando-se, à noite, de crustáceos e outros animais marinhos.
9.1 Esta capacidade do linguado mudar o seu aspeto tem o nome de:
a) Hibernação
b) Mimetismo
c) Imobilidade
9.2 A mudança de cor do linguado está relacionada com o fator:
a) Temperatura
b) Humidade
c) Luz
9.3 Podemos considerar que durante o dia, esta alteração do linguado é um meio de:
a) Repouso
b) Defesa
c) Locomoção
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment